Ansiedade: o mal estar da civilização

Mais do que um estado de ânimo, a ansiedade é uma doença que precisa de ser tratada

Mudar faz parte da vida de qualquer ser humano: estamos sempre em movimento. Mas, sem dúvida, a velocidade e o ritmo da mudança, na sociedade atual, é algo inédito. Mesmo para quem se adapta bem e até anseia por movimento, poderá ser um desafio. É neste cenário que entra a ansiedade. Este mal estar generalizado é um dos principais sintomas do mundo em que vivemos. 

Uma das principais preocupações da Metlife é estar atenta às necessidades das pessoas. Para nós, a saúde física e mental é um assunto que precisa ser tratado com responsabilidade. 

Neste sentido, doenças como a ansiedade são temas que nos interessam e temos como objetivo a transmissão de informações, de uma forma simples e acessível, sobre os sintomas e maneiras de combatê-la.

Sempre alerta e medo do futuro

O estado de alerta pode ser considerado como positivo e protege-nos contra eventuais perigos. O problema surge quando este estado é permanente. A ansiedade não pode ser desconsiderada.Os sintomas podem ser limitantes e levar a situações de isolamento. 

O medo do futuro é um dos motivos que poderão desencadear crises de ansiedade: a estabilidade de outras décadas foi substituída pela rapidez do tempo em que vivemos. E quais serão os principais sintomas?

Conheça alguns dos sintomas

Os sintomas mais frequentes para quem sofre com ansiedade são:

  • suores;

  • tremores;

  • cansaço intenso;

  • boca seca;

  • aumento da frequência respiratória e cardíaca

Muito se fala sobre a ansiedade e algumas pessoas relativizam o poder limitante desta doença. Mas há formas de combatê-la.

Respire e relaxe

Como sabemos não é possível controlar tudo o tempo todo. Imprevistos acontecem e a vida deve ser entendida, o quanto possível, de uma forma leve. Mudar de hábitos é uma decisão importante para quem vive em estado de ansiedade.  

E algumas são muito simples. Respirar, por exemplo. Se você sofre de ansiedade, poderá ter sentido que a frequência da sua respiração aumenta quando está mais ansioso. Experimente respirar de forma pausada.

Menos estímulo, mais horas de sono

A redução do consumo de substâncias estimulantes como o álcool e café é uma medida preventiva para atenuar os efeitos das crises de ansiedade. A privação do sono também é outro fator que poderá desencadear estados de ansiedade. Dormir bem é uma das ações que podem ser benéficas para quem deseja viver de maneira mais equilibrada.

Medite e caminhe

Mente sã em corpo são. Essa máxima é muito atual. Geralmente, a ansiedade é reflexo de uma vida em que corpo e mente estão em desequilíbrio.

Por isso, é tão importante cuidar de ambos. A meditação é uma técnica que permite aquietar a mente mais ativa. Alie caminhadas a sua rotina diária para aumentar o nível de serotonina no seu organismo e sentir-se bem.