Anticoncepcional masculino: o que se sabe até agora?

Gel anticoncepcional masculino está em fase de testes e pode ser comercializado em poucos anos

Vivemos em um mundo cada vez mais moderno em que quase tudo já foi inventado. Mas quando o assunto é evitar a gravidez, as mulheres contam com diversos métodos contraceptivos, já os homens ficam limitados apenas ao preservativo ou à vasectomia. A bola da vez que está em fase de testes é o gel anticoncepcional masculino, que deve ser comercializado ainda esse ano.  

Nós da Metlife sempre pensamos que tudo na vida pode ser diferente ou melhor. Por isso, para aprimorar seus conhecimentos, você vai saber mais sobre o anticoncepcional masculino e como essa novidade vai funcionar no dia a dia das pessoas que têm vida sexual ativa.  

Por dentro da novidade 

O novo gel contraceptivo masculino conta com 2 hormônios: progestina e testosterona. A primeira substância age bloqueando a produção de espermatozóides, mas como essa inibição leva à queda nos níveis de testosterona, acontece, inevitavelmente, uma diminuição da libido.  

Os cientistas tiveram a ideia de associar a progestina com a testosterona, para evitar a falta de desejo sexual masculina. Mas para que o gel tenha o efeito desejado, é preciso usá-lo por 2 meses seguidos, com aplicações feitas na barriga, ombros ou coxas. Depois a substância é absorvida naturalmente pelo organismo. Os possíveis efeitos colaterais são inchaço, pele oleosa e acnes.  

O produto ainda está em fase de testes 

O anticoncepcional masculino já passou pela primeira fase de testes com cobaias e se mostrou bastante seguro e eficaz na prevenção da gravidez. O objetivo dos pesquisadores é passar para os testes com humanos. Serão escolhidos cerca de 400 casais voluntários que usarão o gel com o único método contraceptivo durante 1 ano.  

Primeiramente, os homens devem passar o gel nos ombros e nas costas, todos os dias durante 3 meses para ver se toleram bem o produto. Durante esse período os níveis de espermatozóides serão medidos e caso a produção seja baixa e segura para se evitar uma gravidez, o produto segue para a fase seguinte de testes para ser vendido.  

O principal objetivo é ajudar no controle da natalidade no mundo 

Esse gel anticoncepcional masculino está sendo visto com bastante otimismo pelos pesquisadores. O maior objetivo é ajudar no controle das taxas de natalidade no mundo e interromper a produção de espermatozóides. Para se ter uma ideia, somente nos EUA, 45% das gestações indesejadas são causadas pela ausência de métodos contraceptivos.  

A fase de testes com os voluntários deve durar cerca de 2 anos e a possibilidade do produto estar disponível no mercado é grande, dependendo dos resultados. O maior obstáculo é a aceitação por parte dos homens em querer usar o gel diariamente.  

Agora só resta esperar se essa novidade vai gerar polêmica ou será bem aceita por parte do público masculino. Afinal de contas, o gel contraceptivo masculino não protege de doenças sexualmente transmissíveis. Quem viver, verá!  

A Metlife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.