Aprenda a lavar as mãos de forma correta

Medida ajuda a evitar contaminações involuntárias

Nada foi tão impactante em 2020 quanto a pandemia de COVID-19. O mundo inteiro olhou primeiro para a China, depois para a Itália, em seguida para os EUA e, claro, o Brasil. A rapidez com que o vírus se espalhou está relacionada com um mundo ultraconectado, onde viagens transcontinentais são mais simples e baratas.

O resultado: tivemos que nos isolar socialmente para conter o contágio e evitar colapsos em sistema de saúde ao redor do globo. E, também, tomar para nós a responsabilidade de evitar a propagação do vírus. Um dos atos mais simples e eficazes? Lavar as mãos continuamente. 

A MetLife, preocupada com a saúde de todos os seus clientes, preparou então uma lista com 10 dicas de como fazer isso. Acompanhe!

Mãos sempre limpas é mais segurança para você

Por que lavar as mãos, você pergunta. A pandemia de COVID-19 tem sido tão preocupante porque o vírus tem um alto poder de se espalhar. Estima-se que uma pessoa contaminada pode infectar de duas a três pessoas em pouco tempo. 

Uma das formas de evitar que isso aconteça é manter as mãos sempre limpas para, caso tenham entrado em contato com o vírus, eliminá-lo. A boa notícia: água e sabão dão conta do recado. Desde que você siga as dicas abaixo!

Os 10 passos da limpeza perfeita

Água e sabão ou detergente neutro: são as melhores armas na hora de manter as mãos limpas. Juntos eles conseguem romper a camada de gordura que protege o material genético do vírus da CODIV-19, eliminando-o

Sem pressa: lavar as mãos com a atenção que o momento exige é um ato de autopreservação e cuidado com o outro. Por isso, não pode ser feito com pressa ou pela metade. Reserve um tempinho para cuidar da limpeza de suas mãos, longe da correria do dia e, se possível, assim que acordar ou chegar da rua,

Sempre contando até 10 ou fazendo 10 vezes cada movimento: cada movimento a seguir deve ser repetido 10 vezes. Conte mentalmente para não errar.

Lavar as palmas: comece despejando uma boa quantidade de detergente ou sabonete líquido na palma das mãos. Faça movimentos circulares esfregando-as até produzir espuma. Conte até 10, não se esqueça.

Lavar as coisas da mão: logo depois, passe a palma da mão direita sobre a mão esquerda, entrelaçando os dedos, para frente e para trás. Repita esse movimento também por 10 vezes, nunca esquecendo de contar.

Escovar as unhas: com uma escovinha, ou limpador de unha, espalhe a espuma por baixo das unhas. Muita gente costuma esquecer dessa área e é ali que se depositam muitos resíduos, vírus e bactérias.

Lavar os pulsos: como a espuma já deve ter escorrido pelas mãos, complete a limpeza dos pulsos para eliminar qualquer resíduo da limpeza feita até agora.

Cuidado ao secar: ao terminar o processo as mãos devem ficar estendidas para cima, para evitar que a espuma residual escorra pelos dedos. Esse movimento é muito importante!

Repetir sempre que possível: acordou? Lave. Recebeu alguma entrega? Lave novamente. Foi à farmácia ou ao mercado? Sim, é para lavar sempre que entrar em contato com risco em potencial. Cuidar de você é cuidar de todos, não se esqueça! 

Repassar essas dicas: e, claro, o último grande movimento que você pode fazer nesse sentido é repassar essas dicas para a maior quantidade de pessoas possível. Aqui, fizemos em texto, mas na internet existem diversos vídeos mostrando o passo a passo. Espalhe essa informação!