Como aproveitar ingredientes em receitas deliciosas

Criatividade traz novo sabor e ainda ajuda a economizar

Economizar nunca é demais. Fazer isso no ambiente da cozinha sem perder o sabor e a descoberta de novas soluções em sua casa é melhor ainda, concordam? Por isso, nós da MetLife reunimos algumas dicas para quem quer dar um show da cozinha quando o assunto é aproveitamento de ingredientes. Confira!

Pense em cardápios variados com poucos ingredientes

Tudo começa com um planejamento semanal ou quinzenal para aproveitar a sua ida ao mercado, ou pedido no delivery. Você sabia que dá para pensar algumas receitas diferentes com a mesma variedade de alimentos? 

Alguns legumes são versáteis e podem ser cozidos no vapor, ensopados ou empanados, como no caso de chuchu e abóbora. O mesmo vale para batata-doce (frita, purê, cozida) e até alguma frutas como a manga e melancia que funcionam bem tanto em sucos quanto em saladas.

Então, quando for planejar o cardápio da família, invista nesses ingredientes "coringas" que podem render boas ideias.

Reaproveite com criatividade

Mesmo depois de encerrada a receita, vale aquela lição que vem desde a casa da avó: aquele refogado do dia anterior pode virar uma boa macarronada. O molho do cachorro-quente do final de semana, acrescido com aquela batatinha cozida rende um belo ensopadinho infantil e por aí vai.

Curta com as crianças esse momento

Vale a dica também de aproveitar o tempo das crianças, ainda mais livres em época de isolamento social, para aproveitar frutas e biscoitos às vezes esquecidos na despensa, na criação de lanches diferentes que podem até mesmo ser batizados com os nomes deles no livro de receitas da família.