Cascas de frutas e vegetais: como aproveitar sem medo

Veja como você pode reciclar as cascas de frutas e vegetais sem medo

As frutas, legumes e verduras fazem parte de uma dieta rica em vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Ou seja, todas as pessoas que têm uma boa alimentação colocam esses alimentos no cardápio para conseguir mais qualidade de vida e saúde.

Mas nem todo mundo sabe o que fazer com as sobras, por isso, a Medlife vai mostrar a você o que você pode fazer com as cascas de frutas e vegetais e aproveitar a chance de evitar o desperdício de alimentos. Confira todas as dicas abaixo!

Como reciclar cascas de frutas e vegetais?

Depois que você prepara a refeição, as cascas das frutas e vegetais, assim como as sementes podem ser recicladas. Essas partes contêm fibras e nutrientes que são favoráveis para a saúde humana e cuidados pessoais. Por isso, é importante aproveitar cada parte. 

Faça novos pratos

Você pode preparar muitas receitas deliciosas só com as cascas e talos desses produtos, como geleia, pães, bolos, chás, sucos e outros pratos que vão dar mais sabor e saúde para a sua família.

Os restos de frutas e vegetais ajudam controlar os níveis de açúcar no sangue, além de reduzir a gordura, melhorando funções de diversos órgãos, como é o caso do intestino. O importante é lavar bem as cascas antes de usá-las.

Use para limpar a casa 

Os resíduos das frutas, legumes e verduras também são ótimos na hora de fazer a limpeza da casa. Por exemplo, a casca de laranja e do limão são muito recomendada para limpar vidros de fornos e micro-ondas.

A casca da banana pode ser utilizada para lustrar e polir talheres e outras louças de prata, dando mais brilho a prataria.

Você ainda pode produzir sprays para multiuso com outras frutas cítricas, fazendo uma mistura com álcool ou vinagre para desinfetar e aromatizar seu lar.

Produza repelente 

Outra forma de aproveitar os restos dos alimentos é fazendo repelente. As cascas de frutas como laranja, tangerina e limão são excelentes alternativas para espantar insetos.

Sendo assim, você pode substituir, por exemplo, a pastilha de veneno de tomada por essas cascas, sem causar danos à saúde da sua família e ainda aproveitar para dar um cheiro mais agradável ao ambiente.

Faça produtos de beleza

Você pode fazer esfoliantes caseiros com cascas de banana. Ela contém antioxidantes, potássio e propriedades cicatrizantes que são ótimas substância para deixar sua pele mais rejuvenescida e bonita. Misture açúcar com a casca e passe no rosto, assim você deixará a área tonificada e hidratada. 

Já a casca da batata pode ser usada para diminuir olheiras. Ela tem propriedades calmantes que ajudam no combate de toxinas da região.

As cascas de frutas e vegetais são fortes aliadas para o bem-estar, por isso, evite o desperdício e aproveite cada parte desses alimentos. Além disso, também podem ser usadas como adubo para fortalecer diversas plantas.

Acompanhe nossas redes sociais e conheça outras dicas como essas!