O uso excessivo do celular faz mal à saúde?

Conheça os mitos e verdades sobre o uso excessivo dos aparelhos celulares e quais os malefícios podem causar.

Com a advento da tecnologia e a rapidez que temos acesso às informações atualmente, ter um celular na mão é a melhor forma de nos mantermos informados e até trabalhar. Este aparelho nos dá muito mais praticidade no dia a dia e nos deixa conectados com o mundo por praticamente 24 horas. 

Apesar de serem considerados indispensáveis nos dias de hoje, o celular pode afetar a nossa saúde de várias formas. Mas você não deve acreditar em tudo, por isso, a MetLife listou os mitos e verdades sobre esse polêmico assunto. 

Celular causa câncer

Mito. Na verdade, não existem evidências que comprovam essa teoria. Segundo uma pesquisa recente feita na Austrália, a radiação emitida pelo aparelho não causa tumores no cérebro. Uma boa dica é usar o celular sempre com parcimônia. Sua saúde agradece!  

Celular pode causar infertilidade masculina

Verdade. Se você é homem e tem o costume de carregar o celular sempre no bolso da frente, é melhor mudar esse hábito. Alguns estudos sugerem que o aumento da temperatura do aparelho e a radiação podem diminuir a qualidade dos espermatozóides. 

Celular dá dor de cabeça

Mito. Não existem dados conclusivos se o smartphone pode causar a temida enxaqueca. A não ser que o paciente já tenha propensão a ter crises de dores de cabeça frequentes. Mas se você estiver com dor de cabeça, deixe para mexer no celular depois.  

Celular deixa os olhos ressecados

Verdade. O brilho da tela do celular contribui para que os olhos fiquem ressecados, depois de muito tempo de uso contínuo. Além do ressecamento dos olhos, inflamações e alergias podem ocasionalmente acontecer. Mais uma vez: seja comedido no uso do celular. 

Celular causa danos à audição

Mito. O uso do fone de ouvido com volume alto é que pode causar danos à audição. O problema é que eles são conectados ao celular e, por isso, a maioria da pessoas acredita que o aparelho é que causa perda auditiva, o que é um equívoco. Não existe nada que comprove que as ondas emitidas pelo celular afetem a audição.  

Celular causa insônia 

Verdade. Se você tem o hábito de ir para a cama junto com o seu celular, é melhor parar com isso. As luzes emitidas por esse aparelho em um ambiente escuro pode causar insônia, pois inibem a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. O resultado? Noites mal dormidas e indisposição. 

Nem tudo o que escutamos por aí pode ser levado ao pé da letra, certo?