A vida começa no momento que você quiser

Não importa se você tem 40, 50 ou 60 anos. Sempre é tempo de começar algo novo

Os anos tendem a passar mais rápido quando nos tornamos adultos. Quando nos damos conta, já estamos com 40, 50 ou até 60 anos. Com essa idade, parece que está na hora de desacelerar e começar a pensar no descanso da aposentadoria. Mas será mesmo que é hora de parar?

Nós da MetLife queremos o bem-estar das pessoas e que elas aproveitem a vida de forma saudável. Sempre é hora de colocar em prática aquele projeto guardado ou começar uma nova carreira.

A expectativa de vida aumentou com o tempo

Na adolescência de nossos pais e, principalmente avós, viver até os 50 anos já estava ótimo. Já que a expectativa de vida da época não era muito mais alta do que essa idade.  Isso fazia com que os jovens fossem cobrados para que escolhessem uma carreira muito cedo. Tanto que era comum jovens de 20 anos já estarem casados e até com filhos.

Com o avanço das pesquisas sobre saúde, com a extinção de muitos trabalhos que eram considerados perigosos, entre outros fatores, a expectativa de vida aumentou. 

Hoje em dia, a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Temos 20 anos a mais, em média, para aproveitar a vida. Isso fez com que muitas coisas mudassem e fossem reconsideradas.

Cada um cresce no seu próprio tempo

Cada indivíduo tem seu próprio tempo para desenvolver suas habilidades. Não é preciso conquistar tudo antes dos 30 anos. Até porque, muitas pessoas têm chegado aos 40 e notado que a vida só começou. Que estão na metade da vida e podem mudar de carreira, fazer uma nova faculdade, cuidarem mais de si e até participarem de sua primeira maratona.

As pessoas de 50 anos de hoje não são muito parecidas com as que tinham a mesma idade na década de 60. Hoje, em geral, elas têm um corpo vigoroso, uma boa saúde e muita disposição.

Além disso, por seus pais dizerem para iniciar a carreira profissional e pessoal cedo, muitas pessoas de 40, 50 e 60 anos já estão com casa e carro próprios e com a família criada. Isso faz com que sobre tempo para pensar mais em si e no que, realmente, dá prazer para essas pessoas.

Isso nos mostra que, não importa se você começou a carreira aos 20, aos 30 ou só aos 50. Sempre é hora de começar e de se desafiar a fazer algo novo.

Levante e faça o que gosta

Você chegou aos 40 e se sente insatisfeito com sua vida ou se aposentou com 50 e não quer ficar sentado esperando os dias passarem? Então, leia, pesquise e descubra o que te faz feliz e o que te motiva. 

Comece um negócio novo

Sempre é hora de colocar em prática aquela ideia de negócio que você tem, e por que não fazer isso agora que já está com mais estabilidade financeira e pode arriscar mais?

Pegue um papel e planeje o que será necessário para iniciar e desenvolva seu negócio. Com a tecnologia disponibilizada hoje, há várias formas de montar seu empreendimento, pode ser com vendas pela internet, vendas em loja física, serviços por internet ou fisicamente. Se você é especializado em alguma área, pode também dar consultorias. 

Dedique-se para uma atividade esportiva

Sempre é hora de iniciar um esporte. Então, não é porque você está com 40, 50 ou 60 anos que não pode mais praticar uma atividade esportiva. Se você quer, então comece. 

Há casos de pessoas, que depois que se aposentaram começaram a praticar musculação, por exemplo, e participaram de competições de fisiculturismo. Mas se você não quer se profissionalizar tanto, pratique um esporte que sempre quis fazer, mas que, pelo pouco tempo disponível, não podia.

Inicie um curso

Depois de tantos anos de estar atuando no mercado de trabalho, parar completamente pode ser muito entediante. Então, uma boa forma de ocupar seu tempo é iniciar um curso. 

Pode ser uma nova graduação ou, então, um curso de poucas horas ou de especialização. O importante nessa fase da vida é fazer o que sempre quis, mas que não podia porque tinha que tocar a carreira profissional. 

Você está só na metade da vida e pode aproveitá-la de inúmeras maneiras. Permita-se escolher aquilo que te faz feliz e não tenham medo de recomeçar. Lembre-se que sempre é tempo para tudo, você nunca estará velho demais para começar.