Comer de 3 em 3 horas para emagrecer: mito ou verdade?

O hábito ajuda a evitar grandes picos de fome mas não necessariamente faz emagrecer

Diversos profissionais da área de saúde afirmam que comer de três em três horas é um dos caminhos para emagrecer. Mas será que o nosso corpo precisa da ingestão de alimentos com essa frequência?

Para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida para seus segurados, a MetLife elaborou esse post que vai mostrar se a ingestão de alimentos a cada três horas para emagrecer é mito ou verdade. Afinal, a sua saúde está em jogo.  

Tudo depende da quantidade e do tipo dos alimentos ingeridos

O fato de se alimentar a cada três horas evita que você coma grandes quantidades de uma única vez, mas pouco contribui para o emagrecimento. Comer menos mais vezes ao dia é realmente o mais indicado pelos médicos. 

Para perder peso, é preciso analisar dois fatores: o tipo de alimento que você ingere e a quantidade total de calorias consumidas em um dia. Pouco adianta comer a cada três horas e ingerir muito mais calorias do que seu organismo de fato precisa.

A frequência de refeições deve ser compatível ao gasto calórico

Comer a cada três horas só vai fazer você perder peso se o seu gasto calórico for maior do que o consumo de calorias. Dessa forma, você precisará fazer uma dieta que seja compatível com seu gasto calórico diário. Ou seja, é preciso haver um equilíbrio entre o consumo de calorias e a queima delas.  

Uma ótima dica para aumentar o seu gasto energético diário, é praticar atividades físicas aeróbicas, todos os dias. Para perder peso, os nutricionistas recomendam você consuma entre 500 e 1000 calorias a menos do que seu organismo necessita em um dia. 

Comer a cada três horas para perder peso: mito ou verdade?

Podemos dizer que isso é um mito popular, pois não tem nenhum estudo científico que comprove essa teoria. Muitas pessoas acreditam que o metabolismo corporal fica mais acelerado quando nos alimentamos de três em três horas, o que não é verdade. 

As pesquisas científicas desta área apontam que comer a cada três horas não altera em nada o metabolismo e nem aceleram a queima de gordura. Assim como o jejum ou as refeições menos frequentes também não deixam o metabolismo mais lento. Mas existem controvérsias sobre este assunto. 

Comer todos os dias no mesmo horário é fundamental

Uma das vantagens de se comer a cada três horas é que, de uma certa forma, você acostuma o seu organismo a sentir fome sempre no mesmo horário. Isso ajuda bastante a você organizar um plano de dieta que seja adequado com o seu principal objetivo: emagrecer de forma saudável. 

Mas a receita infalível para se perder peso com saúde é: dieta balanceada e atividade física.