Como aumentar sua energia apenas mudando a rotina

Há formas naturais de aumentar a energia e se sentir mais disposto para realizar as tarefas.

Nossos dias estão cada vez mais corridos. Nos dedicamos às nossas famílias, nosso trabalho, às tarefas domésticas e é comum, ao final do dia, nos sentirmos cansados. Mas, se no dia seguinte já levantamos com a sensação de cansaço, alguma coisa está errada e precisamos analisar alguns hábitos.

Ao invés de recorrer à estimuladores como a cafeína e medicamentos, você pode mudar a sua rotina e praticar mudanças capazes de aumentar – e muito -  sua energia de forma natural. E como nós, da MetLife, queremos que você tenha mais qualidade de vida, listamos essas dicas para você começar hoje mesmo.

Faça exercícios físicos

Fazer exercícios é uma das melhores maneiras de colocar a preguiça de lado e aumentar a energia. E não precisa ser apenas musculação. Uma caminhada de 20 – 30 minutos por dia irá relaxar a sua mente e manterá o corpo em movimento, o que ajuda a elevar os níveis de energia.

Para que a vontade de caminhar se mantenha é importante estabelecer uma rotina. Além de ouvir música ou podcast enquanto se exercita, trocar a esteira pelos caminhos no parque e convidar um amigo, são ótimas práticas para se manter animado.

Acenda um incenso

Quando pensamos em incenso é comum acharmos que eles são apenas para relaxar. Alguns proporcionam esse efeito, porém, outros estimulam o corpo. Por exemplo, o incenso de menta pode deixar você mais focado e alerta, enquanto o de limão ou de laranja aumenta a sua produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Tudo isso é possível por conta do aroma de cada incenso, que entra em contato com as células sensoriais das nossas narinas e é encaminhado para o cérebro. Então, acenda um incenso para aumentar a sua disposição.

Beba muita água

A desidratação provoca cansaço e pode deixar você mais distraído. O corpo precisa de água, não só para matar a sede, mas para que o sangue tenha uma boa circulação e, assim, o oxigênio seja levado para o interior das células. Com isso, a energia para levantar e viver o seu dia aumenta.

O recomendado é ingerir 2 litros de água por dia, mas se você não tem o costume de beber líquido, comece aos poucos e vá aumentando a quantidade.

Uma boa sugestão é, toda manhã, espremer meio limão em um copo d’água e tomar. O limão auxilia na regulação do pH do corpo, reduz a dor de cabeça e melhora o sistema imunológico, por conta da vitamina C.

Alimente-se bem

Alimentar-se é essencial para manter o corpo funcionando, principalmente, quando se quer ter energia para fazer várias tarefas durante o dia. Carboidratos, minerais e vitaminas são excelentes para dar mais disposição, além de serem a principal base das refeições.

Então, comece o café da manhã com cereais, frutas e pães integrais. Não esqueça de adotar essa variedade de alimentos no almoço e no jantar.

Analise seus hábitos noturnos

Os hábitos noturnos podem ser um grande vilão responsável por seu cansaço. A quantidade de horas que você dorme, por exemplo, é um fator muito importante.

Idealmente um adulto deve dormir entre 7 a 8 horas toda noite. Se dormir menos que isso, o cansaço irá surgir e se dormir mais, você vai se sentir sonolento durante o dia. Então, é preciso tentar descansar a quantidade certa de horas.

Se você tem dificuldades em pegar no sono, é recomendado que faça atividades relaxantes antes de ir para a cama, como ler, tomar um banho quente, escutar músicas calmas e praticar meditação. Evite ficar no celular ou na TV até o momento que ir dormir, pois eles deixam seu cérebro mais desperto, dificultado que você pegue no sono.

Aproveite as dicas e comece a colocá-las em prática para ter um dia com mais energia. Assim, você conseguirá fazer tudo o que precisa sem ficar tão cansado.