Como conservar as verduras na geladeira por mais tempo

Consumir alimentos fresco é essencial para uma alimentação saudável

Aqui na MetLife sabemos que cuidar da alimentação é fator essencial para manter nossa saúde e bem-estar em dia. E, em meio à rotina cada vez mais agitada, fica difícil ir ao mercado ou ao hortifrúti todos os dias para comprar frutas e verduras frescas.

Por isso, reunimos algumas ótimas dicas para você aprender a conservar as verduras na geladeira por mais tempo.

Guarde as folhas em potes

Ao comprar alface, rúcula, agrião, espinafre ou qualquer outra folhagem, é preciso primeiro higienizar. Para isso, em uma bacia, coloque água e água sanitária na proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária.

Coloque as verduras na bacia e deixe elas de molho por, aproximadamente, 10 minutos. É preciso que todas as verduras estejam cobertas pela água. Em seguida, descarte a água e lave as folhagens normalmente. 

Se você tiver uma centrífuga de verduras, utilize ela para secar bem as folhas. Para isso, coloque as folhas aos poucos e vá centrifugando até que a água esteja bem escorrida. 

Se você não tiver, pode forrar a sua mesa ou bancada com papel toalha e disponha as folhas em cima, de modo que elas não fiquem amontoadas. Espere elas secarem um pouco e depois é hora de armazenar. 

Para armazenar, utilize potes de plásticos e papel toalha. Cubra o fundo do pote com o papel toalha e coloque uma camada de verdura. A camada de verdura não pode ser muito grossa. Depois coloque outra folha de papel toalha e mais uma camada de verdura. Continue com essa montagem até encher o pote e finalize com uma folha de papel toalha.

Agora é só tampar e guardar na geladeira, de preferência na gaveta de verduras ou nas prateleiras mais inferiores. Assim, as folhas não correm o risco de congelarem e você vai tê-las frescas por mais tempo. 

Se por acaso, quando você for retirar as verduras para consumir, elas estiverem murchas, é só mergulhar as folhas durante um minuto na água morna e depois outro minuto na água gelada, com um pouco de vinagre.

Deixe as ervas frescas em copos com água

Se você gosta de também comprar ervas e temperos frescos, como salsa, cebolinha, tomilho e manjericão, saiba que é possível guardá-los em bom estado por mais tempo. Para a cebolinha e a salsinha é recomendado higienizar seguindo os mesmos passos das verduras.

Em seguida, pique-as e coloque em um pote de plástico. Agora é só levar para o congelador e deixar guardado para quando precisar. Elas duram, em média, um mês no congelador. 

Já para as outras ervas e temperos, como manjericão e hortelã, o recomendado é colocar os caules em um copo com água. Assim, elas ficarão verdes e vívidas por mais tempo. É interessante trocar a água a cada 1 ou 2 dias.