Como cuidar dos dentes na melhor idade

A falta de cuidados pode ocasionar cárie de raiz, bruxismo, problemas nas próteses totais ou parciais, doenças periodontais e até endocardite

A medida em que envelhecemos, nossos dentes acompanham a nossa jornada. Não é que os dentes fiquem velhos porém, é preciso cuidar dos dentes ao longo da vida para garantir uma melhor qualidade de vida na melhor idade.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam todos os dentes, correspondendo a cerca de 23,5 milhões de pessoas no Brasil. A falta de cuidados pode ocasionar cárie de raiz, bruxismo, problemas nas próteses totais ou parciais, doenças periodontais e até endocardite.

Cáries e gengivites são alguns dos problemas odontológicos mais comuns na melhor idade, já que acontece a retração da gengiva. As bactérias acabam se instalando nesse espaço e gerando a placa bacteriana que ataca a raiz do dente.

Não importa a idade quando falamos em uma boa higiene oral. O mínimo consiste em escovar os dentes 3x ao dia e usar o fio dental. A mesma regra vale para próteses removíveis, que devem ser enxaguadas e escovadas sempre após as refeições.

Não se esqueça! Faça visitas regulares ao dentista para consultas de prevenção, limpezas de rotina e exames completos.