Como escolher um dentista

Confiar a alguém os seus dentes requer muita segurança do trabalho realizado pelo profissional. Por isso, saiba como escolher um bom dentista.

Cuidar da saúde é essencial e por isso devemos escolher profissionais competentes. Na hora da pesquisa surgem muitas dúvidas sobre qual profissional escolher, principalmente quando estamos falando de dentistas, pois além da saúde, ele é responsável por deixar o sorriso mais bonito.

Nós da MetLife sabemos que é importante ter ao lado bons profissionais, com os quais se pode confiar. Por isso, vamos auxiliar você a encontrar um dentista em que você se sinta bem e confiante. Separamos algumas dicas, desde o momento de selecionar os nomes até a primeira consulta. Acompanhe!

Busque recomendações

Uma ótima forma de encontrar um dentista que irá fazer um bom trabalho é por meio de recomendações. Então, converse com seus amigos, colegas de trabalho e parentes se eles conhecem um bom profissional. Além disso, seus médicos também podem te auxiliar nessa questão, indicando alguém que eles confiam.

Se você está se mudando de cidade e não conhece ninguém para onde está indo, pergunte ao seu atual dentista se ele sabe de algum colega de trabalho na nova cidade. Assim, você tem uma recomendação de alguém em quem já confia.

Se você tem algum plano odontológico, faça um levantamento de quais são as opções de dentistas da lista. Com esses dados em mãos, faça a pesquisa de recomendação. Caso ninguém conheça esses profissionais, siga os passos da próxima dica.

Faça uma pesquisa entre os dentistas

O ideal é montar uma lista com, no mínimo, dois ou três dentistas. Com ela em mãos, procure por aqueles que têm consultório mais perto da sua casa, para ficar mais fácil de ir nas consultas futuramente. Agora é hora de ligar e fazer algumas perguntas, como:

  • Qual o horário de funcionamento?
  • O consultório aceita o seu plano dental?
  • Quais tratamentos são realizados?
  • Caso você não tenha um plano, quais são os valores e formas de pagamento?
  • Há atendimento dentro e fora do horário de funcionamento em caso de emergência?
  • Eles ligam para lembrar da consulta marcada?

Se surgir mais alguma dúvida não hesite em perguntar. Com as respostas em mãos, escolha aquele que mais se encaixar nas suas condições.

Fique atento na primeira consulta

A primeira consulta é um momento muito importante para perceber como é o trabalho do profissional e o seu cuidado com o paciente. É nesse momento que você irá decidir se fez uma boa escolha. Por isso, observe como é a atitude do dentista, se você fica confortável com o jeito dele e aproveite para fazer perguntas em relação ao plano de tratamento, à frequência de atualização do seu histórico, às técnicas utilizadas nos tratamentos odontológicos, entre outras.

Além disso, observe como é o consultório, se parece ser limpo e organizado; como são os atendentes, se são prestativos e simpáticos; se o dentista é aberto a perguntas; e se ele trata os pacientes com paciência e atenção. Se você não se sentir bem e satisfeito ou ficar desconfortável com a atitude do dentista, considere procurar por outro profissional.

Faça a sua parte

É importante que você faça a sua parte na primeira consulta, pois ao falar seu histórico dentário e dizer o que realmente sente a respeito do problema que o levou ao consultório, o dentista vai saber como realizar os procedimentos da melhor forma.

O normal é que ele avalie o problema, peça alguns exames, se necessário, e indique algum remédio, dependendo da situação. Depois de alguns dias, o paciente retorna e, assim, são avaliados os exames. Um bom dentista vai indicar quais os tratamentos disponíveis, explicar os procedimentos, bem como falar sobre as vantagens e desvantagens de cada um, para que o paciente escolha.

Então, fique atento se o dentista realiza todos esses procedimentos ou apenas fala que o melhor tratamento é o X e não pergunta se o paciente aceita ou não.

O dentista é um profissional que cuida não só de um problema de saúde, mas de estética. Se você é um cliente MetLife conta com uma rede de mais de 38 mil dentistas credenciados em todo o país, com as mais variadas especialidades. Basta procurar aqui.