Como não deixar o smartphone tirar seu sono?

Conheça maneiras para aproveitar melhor seu horário de descanso longe da tecnologia

Nos dias de hoje, com smartphones nas nossas mãos como “parte do corpo”, esquecemos do quanto esse aparelho pode ser perigoso na nossa rotina, principalmente na hora de dormir. Uma pesquisa realizada pelo King´s College, de Londres, reuniu dados de mais de 125 mil crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos e detectou efeitos negativos na utilização do utensílio no período de descanso, resultando em má qualidade do sono a doenças como obesidade e depressão infantil. 

Nós, da MetLife, queremos sempre o melhor para os nossos leitores, e pensando na qualidade do seu sono, listamos algumas dicas importantes para você começar a se educar e ter uma rotina muito mais proveitosa. 

Use o seu aparelho no modo noturno

Você sabia que os celulares emitem tonalidade de luz azul que nos mantém acesos? Você pode até estar pegando no sono, mas quando impactado pela iluminação é despertado automaticamente. Por isso que uma das táticas é deixar a tela com a luz amarelada, o que minimiza os efeitos do azulado. 

Estabeleça um horário para dormir

Se você tem o hábito de colocar o alarme para acordar, saiba que também pode programá-lo para a hora de dormir. Por exemplo, se você costuma dormir por volta de meia-noite, já o deixe no ponto certo. Assim, antes você pode ir relaxando seu corpo com uma leitura ou ouvindo uma música, atividades que auxiliam a acalmar a mente.

Entenda que esse método deve servir de base diariamente, como acontece na hora que você acorda. Tudo é questão de costume. 

Deixe de usar o celular um pouco antes de deitar-se

Talvez essa seja a dica mais difícil de realizar porque tudo vai depender da sua força de vontade, mas saiba que é importante e fará toda a diferença. Por exemplo, se você costuma repousar por volta de 11 horas da noite, já deixe seu smartphone distante de você meia hora antes, no mínimo. Assim a sua mente tende a diminuir a carga produtiva e logo mais você estará no estágio de sono. 

A situação se torna mais complicada caso você esteja viciado em seu aparelho. Por isso, pense que a tecnologia é um auxiliar para as suas demandas diárias. 

Descanse com sons relaxantes

Quem pratica meditação, yoga ou outros exercícios que provocam o relaxamento da mente sabe do que estamos falando aqui. A ideia é que se a insônia incomoda sua vida, coloque algumas músicas ou sons repousantes para ajudar a pegar no sono. Existe um aplicativo chamado “Relax Melodies”, disponível para Android e iOS, que exibe vários sons como de mar, chuva, cachoeira, pássaros, entre outros, que ajudam a descansar o corpo e a cabeça. 

De olho no sono!

O sono é fundamental para as funções biológicas e a qualidade interfere no dia a dia. Além disso, uma noite bem dormida ajuda na manutenção do equilíbrio geral do organismo, na consolidação da memória e na regulamentação da temperatura corporal. Por isso, não deixe o seu smartphone mover sua vida e seus propósitos, além de ser viciante, o uso indevido é prejudicial para a visão.