Como relaxar após um dia estressante de trabalho

Aprenda algumas técnicas rápidas que podem melhorar o seu dia antes, durante e depois de momentos estressantes

Não dá para negar, o trabalho é parte importante da nossa vida. Passamos grande parte do dia desenvolvendo nossas funções e, às vezes, ainda precisamos levar afazeres para casa. Afinal de contas, hoje estamos conectados quase o tempo todo.

Essa demanda por produtividade é uma das principais causas de estresse. Como nós aqui da MetLife estamos sempre em busca de dicas e maneiras que melhorem o seu dia a dia, fomos buscar algumas ideias interessantes para deixar a rotina pós-trabalho menos pesada.

Respire fundo

De entrada, o principal é respirar. Mantenha a respiração controlada por um ou dois minutos e sinta o coração desacelerar. Especialistas comentam que, como o coração tem muitas terminações nervosas tem uma conexão direta com o cérebro e, por isso, tudo o que você fizer para relaxar um influenciará no outro.

Concentre-se em relaxar os músculos

Um dos efeitos diretos do estresse é a contração muscular. Regiões como ombros, pescoço e pernas sofrem bastante com esse quadro. Uma boa estratégia para lidar com o momento é apostar em alongamentos leves e também na auto massagem, realizando movimentos circulares nas regiões mais afetadas.

Não tenha pressa, dedique um tempo com calma para esse exercício e mantenha o foco na respiração.

Fale com alguém que você confia

Sim, o famoso “desabafo” ajuda bastante nas horas de estresse. Conversar com alguém de confiança é uma forma de pensar sobre o que te aflige de maneira diferente e também funciona muito bem para tirar a intensidade do problema do campo das ideias.

Faça algo que você gosta

Se o momento permitir, busque algo que você goste de fazer. Veja um filme, leia um livro. Esse tipo de ação faz com que as tensões diminuam por todo o corpo graças a liberação de endorfina que, além de estar ligado à felicidade, também age como relaxante.

Comece uma rotina de meditação

Meditar, diante do dia a dia que temos hoje, é algo essencial para lidar com o estresse. Essa é uma dica que deve surtir efeito no médio prazo, porém especialistas afirmam que é uma das táticas mais efetivas para lidar com a tensão moderna.

Graças a prática diária da meditação, é possível alterar os caminhos neurais do cérebro e então se tornar mais resistente ao estresse. A diferença na rotina, após alguns dias de prática, é capaz de mudar bastante a forma como o estresse do trabalho afeta o corpo e a mente.

Uma dica para quem nunca praticou meditação é buscar um dos diversos aplicativos gratuitos que auxiliam a entender e como começar a prática diária.

Ao seguir algumas dessas dicas, ou todas elas, lidar com um dia estressante de trabalho, sem dúvida, vai passar a ser algo menos complexo.