Como saber se estou saudável?

Fique de olho em seu check-up clínico anual, em seu desempenho intelectual e, claro em sua saúde bucal

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, que chegou a 76 anos, muita gente tenta encontrar uma forma de se manter saudável para chegar à terceira idade a todo vapor e livre de doenças. Para isso se concretizar, ter mais qualidade de vida e bem-estar é fundamental. 

Mas a grande questão é: como saber se você está saudável? A MetLife vai te dar valiosas dicas que podem te ajudar a saber como anda a sua saúde física e emocional.  

Exame clínico

Pelo menos uma vez por ano, todas as pessoas deveriam fazer uma consulta com um clínico geral ou cardiologista. O médico vai aferir a sua pressão arterial, conferir o seu peso, fazer um eletrocardiograma, solicitar exames e conhecer um pouco mais sobre o seu histórico de saúde. 

Níveis de colesterol, glicose e demais taxas

Fazer exames de sangue anual é extremamente importante para saber como anda a saúde de diversos órgãos. Podemos destacar os exames de colesterol, glicose, triglicérides, creatinina e ácido úrico, dentre outros que o médico julgar necessário. Vale lembrar que o exame de sangue fornece informações importantes sobre o organismo humano. 

Equilíbrio emocional

Mas não é somente a saúde do corpo que precisa ser verificada. A saúde mental também precisa de cuidados constantes. Por isso, uma consulta anual com um neurologista deve ser feita para detectar possíveis distúrbios emocionais e avaliar a saúde mental do paciente. 

Sono

Como são as suas noite de sono? Você acorda bem disposto ou cansado? O sono é fundamental para todo o organismo e para a mente. Por isso, se você tem um sono fragmentado ou dorme menos de 6 horas por noite, recomendamos uma consulta com um neurologista ou psiquiatra, para uma avaliação mais precisa.  

Desempenho intelectual

O desempenho intelectual de uma pessoa deve estar sempre dentro dos parâmetros médicos considerados normais. Se você tem notado que está tendo problemas com sua memória ou está se esquecendo de fatos recentes com mais facilidade, é melhor consultar um médico. 

Saúde bucal

Você sabia que o estado dos seus dentes e gengivas pode ser um ótimo indicativo de como anda a sua saúde física? Não ter boa saúde bucal pode levar a problemas cardíacos. Por isso, faça uma consulta com um dentista a cada seis meses para fazer a limpeza dental e verificar possíveis problemas bucais. 

Exames oftalmológicos

Muita gente se esquece de avaliar a saúde da visão. Problemas de vista podem causar dores de cabeça ou até serem sintomas de desequilíbrios hormonais, com a diabetes. Dessa forma, faça consultas oftalmológicas anuais para que sejam detectados possíveis problemas com a sua visão, através de exames específicos.  

Exames preventivos para homens e mulheres

O ideal é que homens e mulheres façam exames preventivos todos os anos. Pessoas do sexo feminino devem fazer exames ginecológicos e mamografia. Já para os homens acima dos 45 anos, o exame de toque retal para detectar o câncer de próstata, deve ser feito anualmente.  

Manter a saúde em dia é fundamental para que todos os seus sonhos se realizem.