Como se adaptar mais rápido aos aparelhos dentais?

Cortar os alimentos em pedaços menores e evitar alimentos duros e grudentos pode ajudar bastante nessa fase

Quando o assunto é aparelhos dentais, surge a dúvida: como se adaptar mais rápido a eles? Pode até não ser prazeroso, mas é totalmente possível com atitudes simples. 

Nós da MetLife prezamos pelo seu bem-estar e qualidade de vida. Por isso, veja como se adaptar mais rápido aos aparelhos dentais para que eles não atrapalhem seu tratamento ortodôntico e traga resultados satisfatórios no final. 

Corte bem os alimentos antes de comer

Mastigar usando um aparelho dentário não é uma tarefa muito fácil. Em alguns casos, ela pode ser bastante dolorida. Para facilitar a sua mastigação, corte bem os alimentos em pedaços pequenos e mastigue-os lentamente. Mesmo que o alimento seja de fácil mastigação como um pedaço de pão, carnes macias, ou até uma banana, cortá-los em pedaços menores pode facilitar o processo. 

Dê preferência a determinados alimentos

Prefira alimentos que não exijam força para mastigar e que não grudem nos aparelhos como sopas, purês, peixes, frutas maduras, verduras ou legumes cozidos. Por outro lado, evite consumir doces como rapaduras, balas de goma, chocolates, chicletes que grudam nos dentes, amendoins, carnes muito duras, entre outros. Consumir alimentos ricos em vitamina C também ajudam na adaptação da gengiva ao aparelho dentário. 

Use cera dentária

Quem usa o aparelho ortodôntico tradicional, vira e mexe fica com ferimentos na boca, o que é natural. A cera dentária auxilia na prevenção dos ferimentos causados pelo aparelho. A dica é fazer um bolinho de cera e colocar sobre o local para amenizar o desconforto. 

Não se esqueça da escovação

Aparelhos dentários costumam acumular muitos resíduos alimentares. Por isso, você deve escovar seus dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia. O mais importante nesse processo de adaptação é não deixar de escová-los. A falta de higiene bucal deixa o tratamento mais longo e compromete os resultados. 

Adaptar-se a uma determinada situação desconfortante nem sempre é fácil. O mais importante é ter hábitos saudáveis de higiene e evitar alguns alimentos que podem danificar o aparelho. Com algumas concessões tudo fica mais fácil e rápido. 

A MetLife está sempre ao seu lado quando o assunto for os melhores planos odontológicos para resguardar a sua saúde bucal e a sua vida como um todo. Dá uma conferida em nossas soluções, com as mais diferentes coberturas para as principais especialidades necessárias para manter a saúde de seu sorriso.