Confira receitas de alimentos que você pode fazer em casa em vez de comprar

Substituir os industrializados por caseiros é mais barato e muito mais saudável

Todo mundo sabe que a comida caseira é muito mais saudável do que a industrializada, mas o fato é que a rotina, cada vez mais corrida, facilita o consumo de alimentos prontos. Apesar da praticidade, esses produtos têm aditivos químicos como conservantes, aromas sintéticos e corantes artificiais. Além disso, levam muito sódio, açúcar e gorduras, que são extremamente prejudiciais à saúde. 

Nós, da MetLife, sabemos que nem sempre dá tempo de ir para a cozinha. No entanto, acreditamos que é possível reduzir a quantidade de industrializados na dieta com um pouco de organização e planejamento. Para ajudar você nessa caminhada rumo a uma vida mais saudável, vamos compartilhar receitas caseiras que substituem alguns produtos que sempre adquirimos nas prateleiras dos supermercados. 

Barrinha de cereal 

Ingredientes: 

2 xícaras de aveia em flocos (pode substituir por aveia sem glúten ou flocos de quinoa para fazer uma barrinha sem glúten); 1/4 de xícara de gergelim; 1/2 xícara de açúcar mascavo; 1/4 de xícara de melado de cana; 1/4 de xícara de amêndoa; 1/4 de xícara de castanha-de-caju; 1/4 de xícara de castanha-do-pará; 2 bananas d’água amassadas; 1 colher (café) de canela em pó; 1 colher (sopa) de óleo de coco; um pouco mais de óleo de coco para untar a fôrma.

Modo de fazer: 

Misture todos os ingredientes numa tigela até formar uma massa homogênea. Despeje a massa na fôrma untada com óleo de coco, alisando com uma espátula úmida para não grudar. Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 180C e asse a massa por 30 minutos. Deixe esfriar a massa, desenforme e corte as barrinhas no tamanho que desejar.

Ketchup caseiro

Ingredientes:

1 lata (350 g) de extrato de tomate; ½ lata de vinagre (utilizar a lata de extrato de tomate como medida); 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de molho de pimenta

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Conserve na geladeira em um pote fechado.

Danoninho

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de morangos limpos; 1/2 xícara (chá) de leite desnatado; 1 xícara (chá) de creme de leite light; 4 colheres (sopa) de açúcar; 300 gramas de ricota fresca sem sal; 1 colher (chá) de gelatina em pó sabor morango. 

Modo de fazer: 

Bata no liquidificador os morangos, o leite, o creme de leite e o açúcar. Continue batendo e vá adicionando, aos poucos, a ricota e a gelatina em pó. Distribua o creme em potinhos com tampa e conserve na geladeira por até 3 dias. 

Caldo de carne

Ingredientes: 

1 kg de músculo; 4 litros de água; 2 tomates sem pele, cortados em quatro; 2 cebolas inteiras; 2 cenouras cortadas ao meio; 3 talos de salsão; 6 galhos de salsinha; tomilho, pimenta-do-reino e sal a gosto; 1 fio de azeite de oliva extravirgem. 

Modo de fazer: 

Coloque a água em um caldeirão, junte os ingredientes, exceto o sal, e leve ao fogo alto até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada, por uma hora e 30 minutos. Acrescente o sal depois de 50 minutos de fervura, para ter certeza de que não vai salgar demais. Coe em uma peneira forrada com papel toalha e, se desejar, congele em refratários próprios para freezer ou em formas de gelo.