Conheça 4 testes preventivos fáceis de fazer que podem salvar a sua vida

A prevenção de doenças crônicas é mais simples do que a maioria pensa. Veja como cuidar de sua saúde e ter mais qualidade de vida.

Proteger a sua saúde é uma das decisões mais importantes que você pode tomar. O mundo exige de nós cada vez mais: mais produtividade, mais rendimentos, mais atenção aos que estão ao nosso redor, mais tempo para a família. Em todos estes casos, ter uma saúde em dia é fundamental.

Nós da MetLife, além de pesquisar e desenvolver continuamente soluções para que sua vida seja mais tranquila e segura, também estamos atentos ao que os especialistas de saúde indicam quando o assunto é prevenção.

Segundo a pesquisa nacional da saúde realizada pelo IBGE em 2013, por exemplo, cerca de 40% da população brasileira sofre com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. Além de ser responsável por mais de 70% das mortes no país.

A causa? Falta de prevenção. Por isso, selecionamos quatro testes preventivos simples que você pode fazer e que vão impactar positivamente em sua qualidade de vida.

Garanta a sua tranquilidade hoje para não ter que remediar depois

Antes de mais nada, um alerta: especialistas indicam que a melhor forma de prevenção para doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos é a realização de atividades físicas. E você pode começar bem devagar: meia hora de exercício por semana já faz uma diferença considerável, com uma queda de 15% a 25% no risco de desenvolver doenças crônicas.

Mas, além de exercício, existem testes preventivos que deveriam ser feitos regularmente a partir dos 20 anos. Esses check ups preventivos alertam seu médico de qualquer sintoma precoce e ajudam a montar um panorama realista sobre a sua situação de saúde.

Pressão Sanguínea

O procedimento para se medir a pressão sanguínea é simples, indolor e deveria ser feito ao menos duas vez ao ano. Se a pressão sanguínea for acima da média, o mais indicado é que estes testes sejam mais frequentes, até mesmo semanais. É essencial manter-se atualizado sobre a pressão sanguínea, porque níveis anormais podem aumentar o risco do desenvolvimento de problemas no coração, doenças no rim ou de infarto.

Índice de Massa Corporal (IMC)

O IMC é a relação entre a sua altura e o seu peso e nos ajuda a ter uma noção inicial de quanto de gordura você está acumulando. É importante dizer que hoje existem muitos críticos do IMC como um índice confiável e sua eficácia para averiguar o estado geral da saúde. Mas, ainda assim, é importante conhecê-lo porque o peso e a relação entre altura e gordura no corpo impacta na sua saúde como um todo e pode trazer riscos de doenças preveníveis.

Em sua consulta anual, peça a seu médico para calcular seu IMC e, conforme for o caso, tomar as providências necessárias.

Exame de glicemia

Este é o famoso teste que mede a quantidade de glicose na amostra de sangue. É uma maneira de monitorar a diabetes e seu risco de desenvolvê-la. A não ser que exista um histórico familiar de diabetes, este teste deve ser feito a cada três anos a partir dos 45 anos. Ao contrário, um teste anual é mais recomendado.

Colesterol

O teste do nível de colesterol deve ser feito a partir dos 20 anos por segurança, mas é essencial a partir dos 35 anos. Existem dois tipos de colesterol – LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e HDL ( lipoproteínas de alta densidade) – ambos precisam ser monitorados. Um grande concentração de colesterol LDL no sangue, o famoso colesterol mau, é um fator de risco para problemas no coração.

O resultado mais importante dos testes? Mudar a sua mentalidade

Os testes são preventivos justamente porque nos ajudam a conhecer mais cedo futuros problemas que podem ocorrer. Ou seja, nos dão tempo para mudar. Podemos dizer, então, que o principal resultado esperado dos 4 testes é uma mudança de mentalidade.

Isso pode se materializar na forma como você se alimenta, se pratica ou não exercícios, se valoriza seu tempo de descanso e, claro, se pensa no futuro, se resguardando com bons investimentos e planos de seguro.

Pense nisso! E, saúde!