Conheça os benefícios da dieta mediterrânea e tenha mais saúde

Hábitos alimentares de países como Espanha e Grécia reduzem as chances de colesterol alto e beneficiam a flora intestinal

Vivemos em um mundo em que precisamos ter boa saúde para trabalhar, estudar e ter boa qualidade de vida. Para isso, ter uma dieta rica e balanceada é fundamental. A dieta mediterrânea é uma das preferidas das pessoas, pois é altamente nutritiva e traz diversos benefícios para a saúde. 

Nós da MetLife sempre nos empenhamos em prol do bem-estar da sua família, de todas as formas. Para aprimorar seus conhecimentos, você vai conhecer os benefícios da dieta mediterrânea e por que você deve incluí-la no seu cardápio, o mais rápido possível. 

O que é a dieta mediterrânea? 

A dieta mediterrânea é originária dos países banhados pelo mar Mediterrâneo como o sul da França, Espanha, Itália e Grécia, além de ser extremamente balanceada. Essa dieta é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, peixes, cereais, leite e queijo. 

Nessa dieta é restrito o consumo de alimentos industrializados e processados com alto teor de sódio, gordura saturada ou açúcar como salsichas, presuntos, comida pronta congelada, refrigerantes, biscoitos doces, entre outros. A dieta mediterrânea é uma das mais saudáveis do mundo. 

Benefícios da dieta mediterrânea

Na verdade, essa dieta é um tipo de alimentação que ajuda a mudar o estilo de vida. Mas ela nem sempre precisa ser pouco calórica para auxiliar a emagrecer, pois ela naturalmente melhora todo o metabolismo corporal e favorece o controle do peso.

Frutas e hortaliças: elas contêm grande quantidade de fibras e antioxidantes, como vitaminas E e C. Esses alimentos favorecem o trânsito intestinal e é altamente recomendado para quem tem sofre de prisão de ventre. 

Cereais: São essencialmente os fornecedores de energia para o organismo. Quando for consumir prefira os cereais integrais, que são ricos em nutrientes, vitaminas B e E, selênio e fibras. Eles têm praticamente todos os nutrientes que o corpo precisa no dia a dia. 

Leguminosas e oleaginosas:  São fontes de fibras e proteínas vegetais que são essenciais ao organismo. Além disso, esses alimentos possuem ácidos graxos mono e poli-insaturados que reduzem a chance de a pessoa desenvolver colesterol alto e ter doenças cardíacas. 

Peixes: São ricos em ácidos graxos e ômega 3, atuando contra o aparecimento de diversas doenças do coração e prevenindo vários tipos de cânceres, principalmente o de intestino e próstata. 

Derivados do leite: O cálcio desses alimentos contribui para a prevenção da osteoporose e beneficiam a flora intestinal, regulando esse órgão. 

Vinho tinto: Essa deliciosa bebida possui alta quantidade de antioxidantes. O vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Azeite de oliva: É rico em antioxidantes e em ácido graxo monoinsaturado, que é responsável pelo aumento da taxa do colesterol 'bom' (HDL). O ideal é consumi-lo diariamente para temperar a salada ou colocar no peixe assado, por exemplo. 

Agora que você conheceu os benefícios da dieta mediterrânea, que tal ser mais um adepto dela e incluir atividades físicas diárias? Vida longa e saudável por muito mais tempo! 

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.