Cuidados no período pós-operatório podem garantir uma melhor recuperação

Confira dicas para tornar o pós-operatório em casa mais seguro

Toda cirurgia, desde a mais simples até a mais complicada, requer cuidados especiais tanto no período pré, quanto no pós-operatório. É sempre imprescindível pedir orientações ao seu médico e enfermeiros sobre como se comportar e se cuidar nesse delicado período, especialmente, quando se passa poucos dias no hospital e a maior parte da recuperação é feita em casa. 

1- Siga as instruções médicas

Parece improvável, mas muitos pacientes seguem suas próprias regras, e simplesmente não levam em consideração o que foi indicado pelo médico. Instruções simples como, por exemplo, "não tomar banho de chuveiro ou não tomar banho quente após o procedimento", podem parecer básicas, mas sim, tem quem não siga. Se o seu médico indicar apenas banhos mais frios para evitar sangramentos ou que você evite pegar peso por algumas semanas, siga as orientações médicas porque provavelmente há uma boa razão para isso.

2- Fique de olho no curativo

Outra medida bem simples e importante: lave bem as mãos e esterilize com álcool 70% antes de tocar na incisão para fazer o curativo e prevenir infecções. Essa é uma das coisas mais simples e importantes para a sua recuperação. Aliás, observe sempre a evolução do curativo. Sinais de infecção ou inflamação, vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz são um alerta vermelho para procurar o médico ou o pronto socorro.

3- Alimentação

Para muitas pessoas comer após uma operação pode ser bem difícil. Náusea, constipação e até mesmo a dor atrapalham. Se manter hidratado e com uma alimentação leve, em pequenas porções, de fácil digestão e saudáveis ajudam na recuperação, evitam complicações e ajudam a superar os efeitos indesejados da anestesia.

Lembre-se que seu organismo precisa de "combustível" para poder retomar à vida normal após um procedimento cirúrgico. Em alguns casos, o médico pode recomendar uma dieta específica durante a recuperação ou até mesmo durante a vida toda.

4- Repouse, mas não fique deitado(a) o dia todo

Repousar é importante, mas após uma cirurgia um dos procedimentos recomendados é se movimentar um pouco de tempos em tempos. Essa simples prática ajuda a prevenir uma série de complicações como: trombose, embolia pulmonar, pneumonia e constipação.

5- Controle a dor

Manter sua dor sob controle é importante depois da cirurgia. Alguns pacientes hesitam em tomar medicamentos de forma geral, mas lembre-se que se o remédio foi prescrito por seu médico é porque ele é necessário e vai aliviar seu incômodo pós-operatório. Se for o caso de a dor não passar com a medicação e o paciente apresentar febre acima de 38°C, diarreia, mal-estar ou falta de ar, procure o pronto socorro.