Dentistas e Especialidades

Por que alguns dentistas não fazem todos os procedimentos?

Atualmente, ter uma saúde dentária, em dia, é possível. Para além das campanhas de sensibilização para uma higiene bucal adequada, a crescente especialização da Odontologia pretende prevenir e solucionar problemas.

Com a evolução tecnológica, com novos aparelhos e procedimentos, a ida ao dentista não deverá ser tão temida. Pelo menos, uma vez por ano, um check up a nossa saúde bucal é essencial.

Este procedimento preventivo deverá acompanhar o desenvolvimento do ser humano: cada fase da vida têm as suas especificidades e com o aparelho bucal não é diferente.

Como a saúde dos seus dentes é fundamental para uma vida saudável, a MetLife apresenta-lhe várias especialidades odontológicas. Cuidar dos dentes faz parte da rotina diária.

Para cada problema, uma solução

Por que alguns dentistas não fazem todos os procedimentos? A resposta a esta pergunta é simples. Assim,como para cada órgão do corpo humano há uma especialidade médica, a Odontologia também não está restrita somente aos dentes. 

A Odontologia é o ramo da medicina responsável pelo estudo e tratamento dos dentes, sem dúvida, mas também da gengiva, da língua, dos ossos da face, da articulação da mandíbula com o crânio e da mordida.

Muitas são as funções realizadas por estes profissionais:

  • saúde bucal;

  • estética bucal;

  • restauração e extração de dentes;

  • instalação de próteses;

  • cirurgias;

  • tratamento de doenças de bochecha, língua e gengiva

Para variados, problemas, variadas soluções e justifica-se a especialização.

Estetica e Geriatria 

Surgem, atualmente, novos procedimentos relacionados com a estética bucal. A harmonização facial é um dos mais recentes exemplos da especialização de profissionais da odontologia. 

Sem dúvida, o conhecimento da estrutura da face poderá desempenhar um papel fundamental no aumento da procura destes profissionais para procedimentos estéticos.

Mas a Odontologia, têm especialistas em vários quadrantes e com formação para atender variadas necessidades. 

De odontólogos que são especialistas no cuidado das saúde de crianças e adolescentes até aos doentes mais delicados de idosos. 

Neste caso, por exemplo, há a presença de um outro tipo de profissional que é responsável pela confecção de próteses.

Cirurgias e Clínica Geral

Conforme a especialidade, os procedimentos e instrumentos a serem utilizados serão diferentes. E isso exige formação especializada. 

O profissional de Clínica Geral será o indicado para uma primeira análise do estado da saúde bucal do paciente e se for necessário indicar outro profissional habilitado. 

Cabe a ele os cuidados básicos, como limpeza, restaurações e extrações de dentes, entre outros.   

Aparelhos e Odontologia Legal

A correção do alinhamento dos dentes é cada vez mais comum e os motivos podem ser estéticos, como problemas de crescimento. 

O ortodontista é o profissional responsável por esta intervenção. Mas, a ortodontia poderá ter outras aplicações como a identificação de arcadas dentárias. Este profissional, o Odontologista Legal, está habilitado a emitir laudos técnicos.

Nos últimos tempos, a Odontologia diversifica-se em especialidades para atender, com maior assertividade, os diversos problemas da saúde bucal. Apostando, sempre, na prevenção.