Saiba como e quando falar sobre depressão com a sua família

Comunicar a família pode ajudar e muito a superar a depressão, que é considerada o mal do século

Vivemos em um mundo em que somos obrigados a superar diversos obstáculos na vida pessoal e profissional. O problema é que nem sempre as pessoas conseguem o que querem, ficando frustradas e até mesmo deprimidas. Mas como comunicar para sua família que você sofre de depressão? Pode acreditar, esconder o problema só vai piorar as coisas.

Nós da Metlife trabalhamos para que sua vida seja produtiva, saudável e plena, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber como e quando falar sobre depressão com sua família. Pode até não parecer, mas os parentes e amigos mais próximos têm papel fundamental nessa fase.

Primeiramente fale com um médico

O maior problema de quem sofre de depressão é a tendência ao isolamento social tanto da família quanto dos amigos. Antes de comunicar aos familiares, procure conversar abertamente com um médico. Ele pode ser útil em uma abordagem com a família mais efetiva  e pode orientar mais sobre essa doença.

Identifique quais são as pessoas de sua confiança

A depressão pode fazer você se sentir a pessoa mais solitária do mundo. Mas quando você a compartilha com pessoas de confiança dentro do círculo familiar, você pode perceber que não está sozinho no mundo. A dica é escolher pessoas da família que você realmente pode desabafar e tem mais intimidade para contar sobre seu estado depressivo.

Esteja preparado para perguntas

Alguns membros da família podem ser incapazes de compreender a tristeza que a depressão pode causar e acharem que é pura manha.  Nesse delicado momento, procure ficar calmo com aqueles que te repreenderem e permita que eles te façam perguntas. Pode até parecer imprudência, mas lembre-se que eles não sabem nada sobre depressão e seus sintomas.

Não fale com muitas pessoas ao mesmo tempo

Embora possa parecer mais fácil reunir toda a família e dizer que você está com depressão, o recomendado é não falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cada membro da família pode reagir de uma forma diferente e pode ser impossível ter uma conversa produtiva. Para evitar um clima desagradável, fale sobre seu estado depressivo com as pessoas da sua família individualmente ou em pares.

Fale sobre os sintomas da depressão

Vale ressaltar que muita gente não conhece os sintomas da depressão. Você deve falar quais são os sintomas dessa doença explicando como uma pessoa deprimida pode se comportar. Explique quais são os sintomas mais comuns sentidos por você, para que não se assustem quando se depararem com alguns deles. Você também deve deixar seus familiares tranquilos e sem dúvidas à respeito da depressão.

Explique como é o tratamento

Deixe claro para sua família que existem várias formas de tratamento como a terapia e medicação. Informe a todos que o tratamento para a depressão é necessário para você ficar livre dela e que a terapia ajuda a pessoa deprimida a entender melhor os seus próprios sentimentos negativos e como elas afetam a sua vida em geral.

O mais importante é que você tenha todo o apoio da sua família. Diga-lhes para manter as expectativas otimistas e que o tratamento pode durar mais de um ano, em alguns casos. Depressão tem cura!

A Metlife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.