Descubra quais são os hábitos considerados “inofensivos” que prejudicam a sua saúde bucal

Você já parou para pensar que existem hábitos que podem fazer com que todo o seu cuidado vá por água abaixo? Veja alguns deles e elimine-os de sua rotina

Normalmente, o que aprendemos com nossa família são hábitos muito comuns em nosso dia a dia como, por exemplo, escovar os dentes duas vezes ao dia, não comer muitos doces e visitar o dentista com certa frequência.

A maioria desses passos podem prevenir problemas bucais muito comuns, como a cárie. Mas, você já parou para pensar que existem outros hábitos comuns em nosso dia, aparentemente inofensivos, que podem fazer com que todo o cuidado vá por água abaixo? Veja alguns deles e elimine-os de sua rotina.

Escova de dentes que está pedindo para ser jogada no lixo! 

Por mais que tenhamos certo apego à algumas coisas em nossa vida, a escova de dentes, em um certo momento precisa ser jogada fora. A vida útil de uma escova tem, em média, três meses, porém, em caso de uma gripe muito forte, ou então, uma forte infecção na garganta ou boca, também é recomendada essa substituição para evitar uma nova doença. Vale lembrar que, para quem usa aparelhos, o tempo pode ser menor, já que há mais desgaste das cerdas.

Desapegue dos palitos de dentes. 

Todo mundo conhece alguem que procura um palitinho de dente para usar depois do almoço, certo? Então avisa para parar agora! Embora seja uma prática muito comum, o palito pode acabar prejudicando a saúde bucal. Ficar cutucando os dentes para tirar aquela couve que ficou presa, pode machucar sua gengiva e ocasionar outros problemas. O ideal mesmo, é escovar os dentes e usar o fio dental.

Já prestou atenção em sua mastigação?

É muito provavel que você nunca tenha parado para notar a sua mastigação, porém é muito comum mastigarmos de um só lado da boca. Esse processo conhecido como mastigação unilateral não pode ser visto como uma mania, pois esse hábito pode resultar em um desajuste da sua arcada. Portanto, é importante perceber – e procurar um dentista – para começar o tratamento o quanto antes. A longo prazo, se não tratado, isso pode causar um aumento na musculatura e problema nas suas articulações faciais.

Roedores de unha, atenção!

Seja por mania, nervosismo ou então ansiedade, a questão é que roer suas unhas não faz bem tanto para suas mãos quanto para sua saúde bucal. Tal hábito pode desgastar seus dentes, além de trazer para sua boca uma quantidade inimaginável de germes, fungos e bactérias que ficam nas suas unhas. Incluisve, pessoas que roem unhas estão mais propensas a desenvolver bruxismo (ranger e bater os dentes de maneira involuntária).

Você come alimentos muito duros? 

Todo mundo sabe que dentes são resistentes, porém não é bom abusar, afinal alimentos muito duros podem fazer com que eles quebrem e rachem. Além do visual, um dente quebrado pode trazer sérias questões para o corpo inteiro. Você sabia que os dentes tem uma relação muito próxima com a sua coluna vertebral? Balas, torresmo e outros alimentos duros são alguns exemplos que podem ser evitados de vez em quando. 

Mas, após todas essas dicas, quais são os cuidados diários ideais para os seus dentes? Além de evitar os casos acima, é muito importante uma rotina de limpeza pois, só assim é possível se prevenir dos principais problemas.