Desintoxique as suas emoções e viva melhor

Pensamentos negativos, sentimentos e relações tóxicas são alguns dos fatores que podem desencadear desequilíbrios emocionais

Estaremos preparados para um mundo tão veloz e com exigências constantes? As redes sociais modificaram a maneira como nos relacionamos. Nunca a busca pela perfeição foi tão presente. E isso tem consequências.

Saber lidar com as nossas emoções é um poderoso instrumento de socialização e combate ao estresse. A MetLife sabe que para uma vida saudável e plena, o equilíbrio emocional é fundamental. Mas será que há uma fórmula? 

Viver em equilíbrio é uma tarefa multifacetada e que se constrói diariamente. O primeiro passo é reconhecer que somos seres emocionais e que precisamos falar sobre o que sentimos.

E são muitas as doenças que se manifestam no nosso organismo: da pele aos dentes. Assim como o aparelho ginecológico. A MetLife selecionou sete para que você conheça:

1. Pele e cabelo

A pele é um dos órgãos do corpo humano que mais sofre com situações em que o emocional está em desequilíbrio. 

De forma geral, as dermatites são manifestações cutâneas e que revelam um nível elevado de estresse. 

Por outro lado, a queda de cabelo é um sinal de que algo não vai bem com o nosso organismo. Em casos mais graves, a queda é acentuada e conhecida como alopecia. 

O aparecimento de fios brancos é outro dos sinais de um corpo que necessita de relaxar.

2. Gastrite

Quem nunca sentiu aquele aperto na boca do estômago? Uma queimação que, geralmente, surge depois de um momento de estresse? 

Este sintoma é muito comum e pode desencadear doenças como a gastrite. Para além de diminuir o consumo de café, experimente relaxar.

3. Insônia

O estresse é um dos principais responsáveis pela insônia. 

Como sabemos, dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo. 

E é um círculo vicioso: quanto menos você dorme, mais você se estressa.

4. Imunidade baixa

Mas não é só o estresse, o responsável por desequilíbrios emocionais. 

A poluição das grandes cidades, os alimentos industrializados, o excesso de trabalho são fatores que poderão baixar a imunidade. 

Uma imunidade frágil é uma porta de entrada para vários tipos de doenças como gripes e resfriados. 

Cuidar da sua imunidade é cuidar da sua saúde.

5. Sistema reprodutor feminino 

Na saúde feminina, o desequilíbrio emocional tem vários impactos. Distúrbios como candidíase, ovários policísticos, períodos desregulados, infertilidade poderão ter como causa um estado emocional em desequilíbrio. 

6. Concentração 

Estar emocionalmente bem é um dos maiores desafios da vida atual. Mas não é impossível. 

Uma das recomendações é estar com atenção aos avisos que o organismo emite. 

Por exemplo, se você percebe que está com dificuldade em concentrar-se nas suas tarefas diárias, tenha a certeza que você necessita de abrandar o seu ritmo.  

7. Enxaqueca

Quem sofre sabe o quanto pode ser incapacitante. 

A enxaqueca é uma dor, de longa duração, localizada em um ponto de cabeça. Um organismo em desequilíbrio emocional terá mais chances de sofrer com este sintoma.

Selecionamos sete doenças que estão relacionadas com desequilíbrios emocionais. O próximo passo é viver com mais tranquilidade.