O que é Saúde Mental? Mente sã num corpo são.

A saúde mental e a importância dela na vida das pessoas. Veja algumas dicas de como manter a saúde mental em dia.

Data criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). O dia Mundial da Saúde mental, celebrada dia 10 de outubro. Essa data, visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental a nível global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), Os problemas relacionados a saúde mental são prioridades, devido aos grandes números de dias de incapacidade e o impacto que o transtorno mental pode causar ao indivíduo.

Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva

É importante lembrar: transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e, desta forma, passíveis de tratamento com grande chance de melhora e cura em muitos casos. Ao reconhecer estes transtornos como doenças ajuda a vencer o preconceito que ainda existe ao redor deste assunto.

A importância da saúde mental para o bem-estar

Assim como a física, a saúde mental é uma das partes, se não a mais importante e complementar à manutenção das funções orgânicas. Sendo assim, uma mente saudável, influência no funcionamento do corpo. Além disso, saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.

Além das característica individuais, os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais também podem ser determinantes para o desequilíbrio emocional.

10 dicas para manter a saúde mental em dia.

Sabemos o quão é importante estar bem física e mentalmente, e como um saúde mental influencia em vários aspectos da vida de um indivíduo. Pensando nisso, separamos 10 dicas para ajudar a manter a saúde mental em dia:

  1.     Cuide bem do sono e da alimentação

  2.     Pratique atividade física

  3.     Dedique momento a pessoas queridas

  4.     Reserve um tempo para esporte ou lazer

  5.     Tenha contato com a natureza

  6.     Faça algo que lhe dê prazer

  7.     Desenvolva a fé

  8.     Pratique a mente positiva e conheça a si mesmo 

  9.     Busque tratamento, se necessário 

  10.     Ajude o próximo


Fique por dentro deste e vários outros assuntos em nossa coluna de Saúde e Bem-estar.