Como ter uma vida mais saudável: Dicas de saúde

Uma boa qualidade de vida é fundamental para ser feliz.

Manter hábitos mais saudável reflete numa melhor qualidade de vida e consequentemente numa vida mais feliz. A saúde é algo tão importante, que foi criado um dia para celebrar e chamar a atenção aos cuidados que devemos ter com ela. O Dia 5 de Agosto, é o Dia nacional da saúde, que tem como objetivo conscientizar a população brasileira acerca dos cuidados com a saúde, dos hábitos saudáveis e da educação sanitária em prol de uma melhor qualidade de vida.

Instituída em 8 de novembro de 1967, em homenagem ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz (5 de agosto de 1872 - 11 de fevereiro de 1917), que combateu com sucesso surtos de doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola.

Esse dia visa relembrar valores a serem empregados diretamente relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças.

Precisamos lembrar da importância de cuidar do próprio corpo, tanto em seu aspecto físico quanto mental.

Dicas saudáveis para adicionar a sua rotina

Nós da MetLife visando sempre na sua saúde e bem-estar, separamos algumas dicas para você adicionar a sua rotina:

Alimente-se bem: prefira alimentos naturais; consuma verduras, frutas e legumes, pois são ricos em nutrientes; reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com alto teor de sal e açúcar.

Hidratação-se: beba em média 2 litros de água por dia. Não espere sentir sede, pois a sede é um sinal que o corpo está começando a ficar desidratado.

Exercite-se: pratique regularmente algum tipo de atividade física. Esse hábito é prevenção e promoção da saúde.

Organize-se: mantenha uma vida pessoal e profissional organizada (ambientes higienizados, vida financeira controlada e tarefas em dia) para ter tranquilidade.

Respeite seus limites: Não force mais do que seu corpo aguenta, não existe dietas ou exercícios milagrosos; a boa qualidade de vida é uma questão de hábito.

Cuidados com o Sol: use sempre protetor solar e evite exposição prolongada ao Sol.

Tire um tempo para você: cultive pensamentos positivos, dedique tempo só para você, aprecie o céu; o sorriso das pessoas e o canto dos pássaros, valorize as relações humanas, ria com os amigos.

Postura corporal: para uma boa qualidade de vida, é fundamental disciplinar-se para manter a postura corporal adequada. Para quem trabalha em pé, deve se atentar que quando necessário abaixar, deve-se antes flexionar os joelhos. Para quem trabalha mais sentado, deve-se encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas.

Tenha uma boa noite sono: dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia. Uma boa noite de sono evita irritações e aumenta a concentração.

Check-up: Mesmo você cuidando muito bem de todos os aspectos de sua vida – alimentação, atividades físicas, e manutenção de hábitos saudáveis. Visite seu médico regularmente.