Sono desregulado? Confira as nossas dicas para acertar o seu relógio biológico

Durma bem e ganhe mais energia para encarar a rotina

Com uma rotina cada vez mais atribulada, precisamos recarregar as energias para conseguir encarar as múltiplas tarefas do dia a dia, por isso uma boa noite de sono é fundamental. O problema é que nem sempre conseguimos dar ao nosso corpo as horas de sono de que ele precisa. O resultado é cansaço, irritação, falta de concentração e até problemas de saúde.  

Quase todo mundo tem noites mal dormidas, mas se o seu sono está frequentemente desregulado, vale dedicar um tempinho para entender seus hábitos e aprender como ajustar os seus horários. Nós, da MetLife, vamos dar algumas dicas.

1- Determine a hora em que você deseja acordar

Se você precisa acordar cedo para trabalhar ou estudar, que tal começar a despertar uma hora antes de sair ao invés de levantar da cama às pressas?

Considere todas as variáveis quando tomar sua decisão. Como são suas manhãs? De quanto tempo você geralmente precisa para se arrumar e sair? Acordar com antecedência para executar com calma as tarefas matinais vai melhorar o seu humor e disciplinar seu organismo.

2- Evite o botão de soneca

Defina o despertador para o horário que você realmente quer acordar.  Embora pareça difícil levantar mais cedo, cochilar depois do alarme não melhora a situação. O cochilo é o primeiro estágio do sono e interromper esse processo, na verdade, vai deixá-lo mais cansado. Portanto, se espreguice e pule da cama quando o alarme disparar.

3- Evite tomar bebidas com cafeína depois do meio-dia

Dependendo do tamanho do seu corpo e da quantidade de cafeína que você ingerir, os efeitos podem permanecer ativos por até dez horas após o consumo. Portanto, evite café, chás e refrigerantes cafeinados. A nicotina também deve ser evitada.

4- Fique longe de telas e monitores

A tentação de ficar olhando o celular e assistindo TV na cama é grande, mas esses hábitos são grandes inimigos do seu sono. As telas brilhantes fazem seu corpo em pensar que ainda é dia e mantém a sua mente ativa.

Portanto, desligue todos os eletrônicos e diminua a luz do seu celular ou do computador pelo menos uma hora antes de dormir. Se o sono demorar a chegar, leia um livro.

5- Mantenha seu quarto escuro à noite e iluminado na parte da manhã

Especialistas do sono dizem que nosso ciclo biológico é influenciado pela luz e escuridão. É por esse motivo que muitas pessoas têm dificuldade em adormecer quando ainda está claro.

Portanto, feche as cortinas e apague as luzes à noite. Se possível, use uma cortina black out, daquelas que bloqueiam a entrada da luz externa. Quando acordar, acenda todas as luzes ou abra a janela. Isso vai ajudar muito a preparar seu corpo para o dia.