Dicas para comer saudável mesmo fora de casa

Faça escolhas melhores quando estiver fora de casa e se mantenha mais saudável.

O ritmo acelerado das grandes cidades nos conduz para uma série de costumes que seriam impensáveis há tempos atrás. A necessidade de reduzir deslocamentos e estar próximo ao lugar onde a gente trabalha e estuda, quase sempre, cria a necessidade de comer fora e, às vezes, essa é uma grande armadilha para a nossa saúde.

Aqui na MetLife, nossa preocupação com a saúde vem sempre em primeiro lugar e não dá para negar que estar em busca de uma alimentação saudável e capaz de fornecer todos os nutrientes necessários é algo importante em nosso dia a dia.

Pensando nisso, listamos algumas dicas essenciais para quem está em busca de conciliar a rotina agitada da vida moderna com algumas das melhores possibilidades para comer na rua.

De olho na quantidade e na qualidade

Manter a qualidade da alimentação quando não somos nós os responsáveis pela preparação dos alimentos demanda atenção. O ideal é buscar fazer refeições com alimentos nutritivos e não abusar da quantidade.

Algo que funciona bem é verificar todas as opções que local disponibiliza e só depois definir se você irá comer ali mesmo. Essa dica vale principalmente para opções de restaurante por kilo.

Depois de definido o local, é importante manter o equilíbrio entre a empolgação com a oferta de comidas e a fome. Afinal de contas, quem nunca foi enganado pelos olhos na hora de montar um prato?

Como eu sei que montei um bom prato?

Nessa hora a disciplina é algo essencial para a composição de um prato nutritivo e não muito calórico. Montar um prato que não tenha só as coisas que a gente gosta é uma das chaves para manter a saúde.

Nutricionistas recomendam que o prato seja composto por alimentos que você já come em casa, apostando em porções pequenas de carboidratos (arroz ou macarrão, preferencialmente integrais), grãos (feijão, lentilha), proteína (no caso da carne, é importante optar por apenas um tipo. Isso facilita a digestão), mais legumes e verduras.

Com isso em mente, vale a regra de quanto mais cores no prato, melhor. Então fique à vontade para fazer uma boa porção de verduras e legumes.

Como vencer a armadilha de comer em shoppings?

Escolher os melhores alimentos nas praças de alimentação de shoppings pode ser uma das grandes armadilhas para a saúde. Então vale a pena ter em mente alguns truques, caso não seja possível montar seu próprio prato.

Procure os espaços que vendam kits com saladas prontas, aposte nos restaurantes árabes (que trabalham com uma boa gama de alimentos não-fritos), sanduíches naturais ou ainda as opções de culinária japonesa, evitando as frituras e o consumo excessivo de arroz.

Moderação: o sucesso para uma boa alimentação fora de casa

No fim das contas, o que vale é a moderação e o objetivo de viver bem e saudável. Por isso tenha sempre em mente que planejar o que você pretende comer, pensar em opções nutritivas, e não deixar que as emoções tomem o controle na hora do pedido, formam um bom combo de ações para manter tudo sob controle.

E claro, sempre vale a pena ter na mochila ou na bolsa uma opção de lanchinho rápido e saudável. Isso inclui frutas, castanhas ou até uma barrinha de cereal feita em casa.