Dicas para identificar e evitar crises de ansiedade

Respirar fundo, fazer meditação e pensar em algo que te faça feliz, pode ajudar a bloquear os ataques de ansiedade

Vivemos em um mundo extremamente competitivo em que tudo é muito incerto. Por isso, diversas pessoas não conseguem acompanhar esse ritmo frenético e acabam tendo crises de ansiedade. Esse mal é mais comum do que se imagina e acomete homens, mulheres e até crianças. Mas saber identificar os sintomas para evitar as famosas crises de ansiedade é fundamental. 

Nós da MetLife trabalhamos para que sua vida seja produtiva, saudável e próspera, de todas as formas. Por isso, você vai saber como identificar os sintomas para evitar as crises de ansiedade, que tanto atrapalham o convívio social, familiar e profissional de uma pessoa. 

Sintomas da crise de ansiedade

A crise de ansiedade pode ser identificada através de sintomas como palpitações cardíacas, dores no peito, aumento da pressão arterial, sensação de sufocamento, tontura, dor de cabeça, boca seca e respiração rápida e ofegante.  

Além disso, outros sintomas podem aparecer durante a crise de ansiedade com o medo de perder o controle da situação, náusea, diarreia, sudorese facial e o aumento da tensão muscular, principalmente na região do pescoço e ombros.

Os sintomas da ansiedade podem ser físicos ou emocionais

Na verdade, os sintomas de um ataque de ansiedade podem ser físicos ou emocionais. Em geral, as crises são desencadeadas em momentos de medo, expectativas, falta de certezas ou ainda em situações normais do dia a dia da pessoa. 

As crises de ansiedade podem causar insônia, irritabilidade e preocupação excessiva com situações que ainda não aconteceram e podem nem acontecer. Em todos os casos, procurar ajuda médica é fundamental. Saiba como evitar os famosos ataques de ansiedade:  

Respire fundo com os olhos fechados

Durante uma crise de ansiedade, é natural a pessoa respirar rapidamente. Mas isso pode piorar ainda mais os sintomas, por isso, feche os olhos e respire fundo pelo nariz soltando o ar pela boca bem devagar. Repita o procedimento diversas vezes até se acalmar. A oxigenação no cérebro ajudar a amenizar a crise. 

Faça meditação

A técnica de meditação busca manter a mente no momento presente, sem preocupações com o passado e o futuro, que colabora para a aparecimento da crise de ansiedade. Meditar pode fazer com que você tire o foco das sensações ruins e mantenha sua mente concentrada em algo positivo.  

Pense em algo que te faça feliz

Durante o ataque de ansiedade, tente pensar em algo que te faça feliz e traga bem-estar. A força do pensamento é imensa e pode amenizar toda a angústia sentida naquele momento. Pensar em algo bom faz com que o cérebro libere substâncias prazerosas para eliminar as sensações ruins. 

O mais importante é procurar ajuda médica se você estiver sentindo crises de ansiedade frequentemente. Dependendo do caso, medicamentos podem ser introduzidos, além de terapia com especialistas. Ansiedade tem cura! 

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