Dicas para tratar de dentes sensíveis e aumentar a sua qualidade de vida

Conheça as possíveis causas do incômodo que prejudica as experiências com os alimentos que gostamos

Aqui na MetLife estamos sempre pensando em como estar ao seu lado e compartilhar algumas ideias sobre como manter a saúde de todo o corpo em dia.

Isso também inclui os cuidados com nossa boca, e sabemos que problemas como dentes sensíveis podem ser muito mais comuns do que imaginamos.

Reunimos algumas dicas para você entender as possíveis causas e tratamentos para esse tipo de incômodo.

Quais os principais motivos dos dentes sensíveis

Todo mundo já sofreu algum incômodo nos dentes ao tomar sorvete, provar um alimento muito doce ou ácido, ou tomar aquele cafezinho um pouco mais quente. Isso é sinal de que os dentes podem estar mais sensíveis que o normal ou até mesmo hipersensíveis.

Entre os principais fatores para que isso aconteça estão: o desgaste do esmalte do dente e a consequente exposição da parte que cobre o seu nervo (dentina), as cáries ou fraturas dentais que aumentam bastante a sensibilidade.

Outro fator que colabora de maneira direta com a hipersensibilidade dental é a retração das gengivas. Esse problema tem como um dos principais causadores o traumatismo por escovação, ou seja, a utilização de muita força para realizar a limpeza.

Como cuidar de dentes sensíveis

Uma visita ao dentista é essencial para descobrir as causas e realizar um tratamento. O profissional dentista está qualificado para examinar e entregar o diagnóstico mais preciso sobre a saúde dos seus dentes.

No entanto, algo que pode ajudar a diminuir esse quadro, até que o tratamento seja concluído, é a utilização de pastas específicas para dentes sensíveis, que irão aliviar a sensação e permitir o consumo de alimentos ácidos, gelados ou quentes, sem que isso seja um problema.

Outra dica é utilizar escovas com cerdas macias. Esse procedimento auxilia na diminuição do impacto gerado pela escovação da gengiva. Mas lembre-se, você deve sempre consultar um dentista para entender qual é o melhor tipo de escova para você.

Porque tratar dentes sensíveis?

É importante procurar um dentista assim que os primeiros sintomas surgem já que o avanço de fatores que causam o incômodo podem alterar a capacidade de comer alguns alimentos, e o sorriso de forma permanente (no caso da retração das gengivas). 

Caso isso aconteça, a única solução para reverter o quadro é a realização de uma intervenção cirúrgica. Por isso realizar visitas periódicas ao seu dentista é realmente necessário.