Dicas para você combater o estresse

Cuide do seu corpo e alma e aprenda a lidar com esse inimigo

Os compromissos do dia a dia fazem com que a nossa vida seja sempre corrida, sem tempo para pararmos e prestarmos atenção em nós mesmos. Quando percebemos, já estamos em um estado de irritação e estresse

Nós da MetLife nos preocupamos com seu bem-estar e queremos que você consiga lidar com o seu dia a dia de forma calma e tranquila. Por conta disso, separamos algumas dicas de como você pode prevenir e combater o estresse.

Saiba reconhecer seu estresse

O estresse surge em pequenas situações do dia a dia que nos causam algum tipo de irritação. Aos poucos, ele vai crescendo e quando damos conta, passamos o dia inteiro irritados e com nosso nível de tolerância bem próximo ao zero.

Por isso, o primeiro passo é saber reconhecer que se está estressado e entender como o seu corpo se manifesta nesta situação. Sinais como tensão muscular, cansaço físico e mental, falta de foco e concentração, além, é claro, do sentimento de que você está por um fio de perder o controle, são manifestações do seu corpo para mostrar que algo não está certo.

Preste atenção a esses sinais e tente entender quais são os gatilhos para sua irritação.

Cuide de sua saúde física

A prática de exercícios físicos é importante para a saúde física e mental. Ela promove a liberação de hormônios, como a serotonina, que proporciona bem-estar. Então, comece a se movimentar. Pode ser desde uma caminhada com seu cachorro, um treino de academia ou um momento todos os dias para brincar com seus filhos. O importante é não ficar parado.

Aliado aos exercícios físicos, ter uma alimentação saudável é essencial. Procure ingerir mais frutas, verduras e alimentos integrais. O pêssego e banana, por exemplo, contêm triptofano, que auxilia na produção de serotonina.

Além disso, evite cafeína, cereais refinados, farinha branca, bebidas alcoólicas e gorduras ruins, que auxiliam no aumento do estresse.

Durma a quantidade de horas necessárias

Além da boa alimentação e da prática de exercícios físicos, é importante definir uma rotina para dormir. Enquanto dormimos, nosso cérebro grava o que vimos e estudamos durante o dia. Além disso, ele e o corpo relaxam e se energizam para um novo dia de atividades.

Porém, quando dormimos mal ou poucas horas, nosso corpo se sente mais cansado. Esse cansaço dificulta a tomada de decisões e aumenta o nível de estresse. Por isso, é importante definir a hora para dormir e levantar. Assim, descansamos corretamente, proporcionando um dia mais produtivo e mais tranquilo.

Pratique Yoga e/ou meditação

Algumas práticas alternativas podem contribuir – e muito – na prevenção e combate do estresse. A meditação e yoga são bons exemplos.

A meditação estimula a concentração no aqui e agora, fazendo com que você reconheça seus pensamentos e sentimentos. Essa autoanálise ajuda você a avaliar as situações do seu dia e lidar com elas sem ficar estressado.

A yoga também pode ser uma importante aliada. Apesar de parecer apenas uma série de exercícios de alongamento, a prática também promove um estado meditativo, focado no agora.

Dessa forma, além de cuidar do corpo, você ficará focado na sua respiração, concentração e atenção plena, fatores que contribuem para a redução do estresse.

Coloque em prática as dicas que nós separamos e perceba como seu comportamento começará a mudar e como seu estresse vai diminuir.

E se o seu estresse for causado pela preocupação com a garantia do seu futuro financeiro e de sua família, conheça nossos seguros de vida e de previdência privada, pensados para atender as mais diferentes necessidades.