Confira 5 dicas surpreendentes para melhorar a saúde do seu sistema digestivo

Fortaleça as bactérias boas do seu intestino e crie uma barreira natural contra as toxinas.

Você sabia que hospedamos no nosso corpo um verdadeiro exército que nos ajuda a digerir tudo que comemos? Esse exército é composto por uma colônia de bactérias e outros microrganismos que vivem em nosso trato gastrointestinal, chamado de microbioma. Esses seres microscópicos, que existem aos trilhões no seu intestino, têm um papel fundamental não só na digestão, mas na nossa saúde. O microbioma interfere no nosso humor, na nossa energia e nos ajuda a prevenir doenças.

Mas por que essas bactérias são tão importantes? Imagine que o seu intestino é uma lata de lixo e que o microbioma é a sacola plástica. No dia a dia, jogamos uma série de coisas no lixo e a sacola impede que elas vazem. O microbioma funciona como a sacola. 

Uma verdadeira barreira viva, essas bactérias do bem impedem que as toxinas passem para a corrente sanguínea e circulem pelo corpo. Quando as toxinas chegam ao sangue, eles podem causar inflamações, doenças, e problemas que não serão só do intestino, mas também do cérebro, do coração e de outros órgãos.

Para você manter a saúde do seu intestino em dia, separamos algumas dicas valiosas:

  1. Distribua abraços: O estresse é o maior destruidor dos habitantes do nosso intestino. Um abraço pode ser uma arma eficiente para ajudar você a relaxar. Quando você tem uma troca afetiva com outra pessoa, o cérebro produz oxitocina, “o hormônio maternal”. Este hormônio é um anti-inflamatório natural que elimina do coração os efeitos negativos do estresse.
  2. Seja solidário: Os níveis de oxitocina também podem aumentar quando você faz algo de que se orgulhe ou que faça você se sentir com a consciência leve. Separe um dia para fazer trabalho voluntário em algum projeto com o qual se identifique, ajude alguém. Além de contribuir para um mundo melhor, você vai fazer bem enorme para o seu microbioma.
  3. Assista a uma comédia: Pode ser um stand-up no teatro ou um filme clássico que faça você voltar à infância. Convide um amigo, faça uma pipoca e solte o riso. Além de ajudar a esquecer os problemas do dia-a-dia, gargalhar é uma deliciosa maneira de liberar oxitocina no corpo.
  4. Se suje: Faça uma horta, brinque com os seus filhos. Sujar as mãos na terra expõe o seu sistema imunológico a trilhões de microrganismos presentes nas plantas e na terra, deixando seu corpo mais resistente a doenças. Jardinagem também alivia o estresse e aumenta seu contato com o ar fresco, dois fatores que contribuem para a saúde do seu intestino.
  5. Evite a automedicação: Antibióticos e analgésicos também podem destruir as bactérias “boas” do seu corpo, criando desequilíbrio hormonal e enfraquecendo o seu sistema imunológico. Antes de você tomar aquele comprimido para dor de cabeça, reflita se é realmente necessário.

A boa notícia é que, você pode melhorar a saúde do seu sistema digestivo em muito pouco tempo. Seguindo as 5 dicas e adotando uma alimentação saudável você vai notar rapidamente os resultados. Aproveite!