Dieta vegana: como preparar a sua cesta básica

Mais do que uma dieta, o veganismo é um estilo de vida. Aprenda a selecionar os alimentos e crie a sua cesta básica vegana

Cresce o número de pessoas, em todo o mundo, que adotam o veganismo como proposta de vida. Mais do que uma dieta alimentar, a restrição é extensa a outros produtos como roupas e objetos com alguma composição de origem animal.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a alimentação vegana e por isso, a MetLife preparou, para você, uma lista com sugestões dos principais ingredientes que não podem faltar na cesta básica vegana. 

Mais do que vegetais  

Ser vegano não significa alimentar-se, só, de vegetais. A oferta é diversificada e contém alimentos que podem ir de cereais à leguminosas. Assim como sementes e até doces.

Nada de origem animal

Se você deseja conhecer melhor o veganismo, saiba que os alimentos de origem animal deverão ser evitados. Conheça alguns dos exemplos:

  • mel;

  • ovos;

  • laticínios e derivados;

  • peixe 

Cesta básica vegana: crie a sua

Agora que você já conhece os ingredientes a evitar, selecionamos sete alimentos para compor a sua cesta básica.

1. Leguminosas

Ricas em proteínas as leguminosas são potentes aliadas na alimentação vegana. Grão de bico, lentilhas, feijão são alguns dos exemplos que podem preparar diversificados pratos.

2. Verduras

Estes ingredientes são indispensáveis para ter uma alimentação equilibrada. Aposte nas folhas verdes mais escuras como brócolis, agrião e couve, ricas em proteínas e minerais como o potássio e o magnésio. 

3. Frutas

Diversifique a qualidade de frutas e garanta uma cesta básica colorida e nutritiva. As opções não se esgotam nas naturais. As frutas secas também poderão ser consumidas.

4. Cereais

São muitas as opções de cereais: aveia, quinoa, cevada. Para quem quer evitar o trigo, estes outros cereais poderão ser facilmente encontrados em alimentos como massas e pães.

5. Sementes

Fáceis de transportar em barras energéticas ou snacks, sementes como de abóbora, linhaça e sésamo são ingredientes que não podem faltar na sua cesta básica vegan. Um bom exemplo é a semente de chia que poderá ser usada de várias maneiras: em saladas e suco de frutas.

6. Chás e ervas aromáticas

Bebidas como o chá verde são ótimos para acompanhar a sua refeição vegan. Assim, como introduzir na sua rotina ervas aromáticas na preparação dos seus pratos e temperá-los com azeite. 

7. Cogumelos

Coloque na sua cesta básica vegana este alimento rico em vitamina B12 e ferro. 

Vegan: o que tenho a ganhar?

A redução do consumo de proteínas de origem animal poderá trazer benefícios para a saúde do seu organismo e sustentabilidade do planeta. A MetLife selecionou alguns:

  • menos alergias;

  • melhoria do trato intestinal;

  • prevenção de doenças cardíacas;

  • melhor controle da pressão arterial e colesterol

Para quem quer ter uma alimentação saudável, para além das sugestões dos alimentos para a cesta básica vegana, sugerimos uma hidratação adequada, com a ingestão frequente de água. E como última dica, aproveite a sazonalidade dos alimentos como frutas, verduras e legumes.