É hora de ir ao dentista? Sua boca pode avisar

Entenda os sinais dados pela sua boca

Os dias parecem cada vez menores, não é mesmo? São tantas coisas que temos para fazer. Trabalho, família, livros para ler, filmes para ver. O mundo está mais acelerado e às vezes isso faz com que deixemos alguns cuidados, como uma visita ao dentista, de lado.

Aqui na MetLife estamos focados em te ajudar a ter uma vida saudável, por meio de dicas e sugestões rápidas para o dia a dia. 

Pensando nisso, selecionamos alguns sinais que sua boca pode dar quando estiver precisando de cuidados especiais.

Mau hálito

O mau hálito nem sempre é visto como um sinal de visita urgente ao dentista, já que, em grande parte das vezes, está ligado à má escovação dos dentes. No entanto, em casos mais intensos e recorrentes, é importante ficar atento, já que a situação pode indicar não só a escovação incorreta, mas também quadros como excessos de tecido gengival, cárie aberta, próteses mal adaptadas, estomatites, e até mesmo câncer de boca.

O dentista está apto a tratar as causas bucais do mal hálito, ou te encaminhar para um tratamento médico, visto que existem outras causas (como o refluxo) que causam esse incômodo.

Sensibilidade

Dentes sensíveis também estão entre os sintomas que nem sempre nos levam ao dentista. Porém, esse pode ser um importante sinal para que fiquemos mais atentos a nossa saúde bucal. 

Entre as possíveis complicações que a sensibilidade dos dentes pode apontar estão desde uma pequena exposição da raiz causada pelo posicionamento dos dentes ou pela escovação incorreta, cáries avançadas ou até mesmo a necessidade de um tratamento de canal. 

Sangramento ou inflamação nas gengivas

A gengiva é importante como parte da saúde da boca e qualquer alteração em sua estrutura merece atenção. Sua aparência normal é rosada, com aspecto de casca de laranja e contornos bem regulares. Casos de escurecimento, inflamação ou sangramento não são normais, e podem indicar uma escovação feita de forma errada - muito forte - ou até mesmo quadros mais complexos como gengivite ou outro tipo de inflamação que precisam ser tratadas o quanto antes para evitar complicações posteriores.

Feridas que não cicatrizam

A boca está suscetível a aftas e pequenos machucados. Isso é natural e não necessariamente indica um problema, desde que a recuperação não leve mais do que duas semanas. 

Agora, se os machucados permanecerem por um tempo maior, mesmo sem sangramento ou dor, é importante buscar ajuda profissional para compreender os porquês do quadro e dar início ao tratamento. Algumas doenças crônicas se manifestam e lesões da boca e dentista está apto a fazer essa investigação, através do exame clínico ou de biopsia.

Dor de dente

Talvez a dor de dente seja o sinal mais óbvio de que algo está errado com a nossa boca. Porém, é sempre bom lembrar que, mesmo dores leves não devem ser ignoradas.

Afinal de contas, dor de dente pode significar diversas complicações e quanto antes diagnosticada, mais rápido o tratamento. Por isso, assim que sentir qualquer indício de dor, a melhor resposta é procurar seu dentista para que ele seja capaz de avaliar o quadro de forma completa.

Por fim, é sempre bom ter em mente que visitas periódicas ao dentista ajudam muito na prevenção de quase todos esses problemas bucais e a MetLife tem uma oferta variada de planos odontológicos para ajudar na prevenção e no tratamento desses quadros.