Veja alguns efeitos colaterais perigosos de remédios

Fique atento para controlar a dosagem e o ritmo de uso de medicamentos comuns

Em um mundo que, cada vez mais, suga toda nossa energia, às vezes, precisamos recorrer aos remédios para tratar algum problema de saúde. Afinal de contas, ninguém é de ferro! O maior problema é que nem todas as pessoas se atentam aos efeitos colaterais que até os remédios mais simples têm. Por isso, ler a bula de todo medicamento é fundamental. 

Nós da Metlife sempre trabalhamos para o seu bem estar e qualidade de vida, em todos os sentidos. Por isso, para aprimorar seus conhecimentos, você vai conhecer alguns efeitos colaterais de remédios que são bastante conhecidos e que praticamente todas as pessoas têm em casa. Você vai se surpreender! 

Cuidado com o consumo regular de aspirina

O ácido acetilsalicílico, conhecido pelo nome de aspirina, pode causar uma irritação na mucosa gástrica, aumentando o risco de desenvolvimento de gastrite e úlceras graves em homens e mulheres. 

O uso constante de aspirina aumenta em 30% o risco de hemorragias gastrointestinais severas. É claro que ela tem seus benefícios, mas seus efeitos colaterais são perigosos, em caso de consumo regular e sem necessidade.  

Consumo regular de analgésicos ou antibióticos pode causar perda de audição

Uma pesquisa norte americana recente concluiu que alguns tipos de analgésicos, como o ibuprofeno, podem provocar a perda parcial e, em casos extremos, total da audição em homens, especialmente naqueles com idade inferior a 60 anos. 

A pesquisa avaliou voluntários que faziam uso constante de analgésicos e verificou que a perda auditiva deles foi bem mais acentuada do que em pessoas que não usavam nenhum tipo de analgésico.  

Os antibióticos também são inimigos do ouvido e, segundo os especialistas, só devem ser utilizados se recomendados por um médico. Se o paciente sentir o ouvido tampado ou com ruído, deve suspender a medicação.  

Anti-inflamatórios e corticoides causam inchaço e aumento da pressão arterial

Se você faz uso constante de anti-inflamatórios ou corticóides, tome cuidado, pois os efeitos colaterais são perigosos. Esses medicamentos provocam o aumento da retenção de líquidos e sódio, causando inchaço o que pode levar ao aumento da pressão arterial. 

Da mesma forma, os descongestionantes nasais também podem elevar a pressão arterial, especialmente em idosos e crianças, além ser extremamente viciante. Por isso, seu uso deve ser ocasional e sempre com supervisão médica. Na dúvida, leia a bula do medicamento antes de fazer uso dele. 

Alguns medicamentos, por mais simples que sejam, têm efeitos colaterais perigosos à saúde, principalmente se forem usados de forma desregrada. Na dúvida, jamais se automedique e procure ajuda médica para saber qual remédio é o mais indicado para seu problema. 

A Metlife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.