Esponja de cozinha: fique atento para ela não ser um risco à sua saúde

Apesar de parecer inofensiva, a esponja da cozinha pode abrigar muitas bactérias

Você cuida bem da sua esponja de lavar a louça? Saiba que ela pode trazer risco à saúde caso ela não receba alguns cuidados higiênicos.

Nós da MetLife nos preocupamos com a sua saúde e bem-estar. Sendo assim, é preciso manter alguns cuidados de higiene com a sua esponja. Esse item, presente em todas as cozinhas, é um grande acumulador de bactérias. 

Confira o que não fazer com a sua esponja e saiba qual a melhor maneira de higienizá-la.

O que não fazer

Deixar a esponja molhada

A esponja por si só já é uma acumuladora de bactérias. Mas isso é potencializado quando ela fica molhada dentro da cuba da pia por várias horas, ou sobre o sabão em barra.

Sendo assim, tire o excesso de água dela e a deixe em um lugar seco para que seque e evite acumular mais bactérias. Assim, sua esponja pode ser usada mais vezes sem causar risco à saúde.

Demorar a trocar de esponja

Você tem o costume de usar a esponja até ela ficar bem gasta? Saiba que isso pode prejudicar a sua saúde, já que as esponjas precisam ser substituídas, no máximo, a cada duas semanas. 

Esse prazo vai depender da frequência com que você utiliza a esponja. Se quase não a usa, pode trocá-la a cada duas semanas. Mas, se a usa com muita frequência, o ideal é trocar ela toda semana.

Utilizar a esponja para tudo 

Você utiliza a mesma esponja para lavar a louça, limpar o fogão e tábuas de carne? Pois bem, o correto é ter uma esponja para cada tipo de limpeza. Isso porque ela vai transportar as bactérias de um lugar para o outro, podendo contaminar utensílios de cozinha e alimentos, por exemplo. 

Usar sabão em barra 

O sabão em barra é outro campeão da cozinha em acumular bactérias. Por isso, é preciso evitá-lo. Prefira utilizar o detergente, já que ele é mais higiênico e tem o mesmo papel do sabão.

Como higienizar a esponja 

Além de ter os cuidados que foram citados, é preciso higienizar a esponja logo após utilizá-la. Para isso, há três métodos:

  • micro-ondas - coloque a esponja com um pouco de água por dois minutos, em potência alta. Após retirar do micro-ondas, tire o excesso de água e deixe-a em um lugar que permita que ela seque. 

  • lava-louças - coloque a esponja no compartimento de talheres e deixe-a na máquina até completar um ciclo. Ao final, pegue ela, retire o excesso de água e deixe-a secando.

  • água sanitária - deixe a esponja imersa por dez minutos numa solução de duas colheres de água sanitária para 1 litro de água. Após isso, enxágue, tire o excesso de água e deixe-a secando. 

Agora que você sabe o que fazer e o que não fazer com a esponja da cozinha, comece a cuidar melhor desse material de limpeza. Afinal, isso é uma questão de cuidado e saúde para a sua família.