Exames periódicos: quais você não pode deixar de fazer anualmente

Cuidar da saúde é essencial para viver bem e feliz

Aqui na MetLife, compreendemos o real valor de cuidar da saúde. Afinal, sem ela fica mais difícil de vivermos bem e ativos. Por isso, é preciso fazer exames anuais para checar como está o funcionamento do nosso organismo. Confira a seguir, quais são esses exames que você precisa fazer anualmente.

Exame de colesterol 

O colesterol alto, na maioria das vezes, surge por conta de uma má alimentação. A ingestão de muita gordura pode fazer com que os níveis de colesterol aumentem. O colesterol ruim (LDL) pode acumular nas veias, podendo causar a obstrução da passagem do sangue. 

Por isso, é muito importante fazer o exame de colesterol anualmente. Se você tiver mais de 40 anos também faça o exame de triglicerídeos. Assim, qualquer alteração nos níveis pode ser detectada e remediada, prevenindo infartos e problemas do coração. 

Papanicolau

É importante que toda mulher, a partir do momento que começar a ter uma vida sexualmente ativa, faça o exame Papanicolau. Ele serve para detectar início de câncer, ferida no colo do útero, HPV, entre outras doenças.  

O exame é feito pela ginecologista ou pela enfermeira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É realizado uma raspagem do colo do útero e levado para o laboratório para ser analisado, e na sequência o resultado é avaliado pelo seu médico. 

Mamografia 

A mamografia é um exame para detectar câncer de mama. Ele deve ser feito anualmente por toda mulher que tem mais de 40 anos. Assim, é possível detectar qualquer lesão não palpável ou nódulo. 

Se a mulher tem um histórico familiar da doença, é preciso dar mais atenção a esse exame. É indicado que toda mulher faça o autoexame e se detectado alguma lesão procure o médico o mais rápido.   

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que serve para avaliar, indiretamente, o sistema cardiovascular. São colocados eletrodos no tórax, braços e pernas para identificar se há bloqueios na condução do coração, arritmia, entre outras informações. 

Fazer esse exame é uma forma de se prevenir contra doenças do coração. Quem tem algum histórico familiar de doenças cardiovasculares precisa ter mais atenção e fazer esse exame todo ano.

Controle da tireóide 

A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que pode provocar várias alterações se não estiver funcionando adequadamente. Alguns dos sintomas são perda ou aumento de peso, pele seca, queda de cabelo, dificuldade de concentração, entre outros. 

Geralmente, as mulheres são mais propensas à disfunção glandular. Porém homens também devem dar atenção a esse exame. Por isso, é importante que se faça o exame todo ano, por meio da coleta e análise do sangue

Diabetes

Esta é outra doença, assim como o colesterol alto, que pode surgir por conta da má alimentação. Mas ela também pode ocorrer por fatores físicos, quando o sistema imunológico apresenta um defeito e o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina. 

Dependendo do tipo de diabetes, a pessoa pode apresentar certos sintomas, como sede excessiva, fadiga, feridas que demoram para cicatrizar, entre outras. Para que o nível de açúcar no sangue diminua e os sintomas desapareçam é preciso tratar essa doença.

Sendo assim, é necessário fazer o exame de diabetes todo ano. Ele é feito por meio de uma amostra de sangue.  

Cuidar da saúde é essencial para viver bem. Por isso, não deixe de fazer os exames anuais. Separe um mês em seu calendário para fazer os exames. Assim, todo ano repita eles no mesmo mês.