Exercícios ao ar livre: que cuidados você deve tomar para não arriscar a saúde

Se exercitar ao ar livre no verão exige alguns cuidados extras

Durante o verão ficamos mais dispostos para atividades ao ar livre. E quem se exercita ao ar livre durante o verão precisa tomar alguns cuidados para se manter saudável.

Nós da MetLife compreendemos a importância dos cuidados que se deve ter para não arriscar a saúde. Sendo assim, listamos, a seguir, alguns cuidados necessários para praticar atividades físicas ao ar livre no verão. Confira:

Use protetor solar 

Ficar exposto muito tempo ao sol pode provocar envelhecimento precoce, queimaduras e até câncer de pele. Por isso, é essencial se proteger com o uso do protetor solar. Ele vai evitar que os raios ultravioletas, como UVA e UVB, causem problema à sua pele. 

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes de sair para o sol, para dar tempo de ser absorvido pela pele e começar a protegê-la. O ideal é reaplicar a cada duas horas. Mas, se você transpira muito durante os exercícios, é necessário reaplicar em menos tempo.  

Não esqueça que ele deve ser passado em toda área exposta ao sol. Então, também aplique nas orelhas, mãos, braços e pernas.

Use roupas leves 

Por conta do calor é importante utilizar roupas mais leves. Porém, procure utilizar peças com tecido de proteção UV, pois, assim, os raios solares não vão conseguir atravessar a roupa e queimar sua pele.

Além das roupas, é importante utilizar chapéu ou boné e óculos com proteção UV. Dessa forma, todo o seu corpo estará protegido do calor e dos raios solares. 

Beba água

O calor faz com que nosso corpo transpire mais para manter a temperatura corporal equilibrada. Isso significa que perdemos mais líquido no verão, mesmo parados.  

Quando praticamos atividades físicas acabamos suando muito mais, isso implica que precisamos tomar mais água para não ficarmos desidratados. A desidratação faz com que o corpo não funcione da maneira correta. Pele seca, tontura, dor de cabeça, sonolência e boca seca são alguns dos sintomas da desidratação. 

Por isso, beba aproximadamente de 1,5 a 2 litros de água por dia. Se você tem peso elevado e transpira muito, é melhor tomar até mais de 2 litros de água, a razão de 30ml por kilo. É importante sempre estar se hidratando e nunca esperar ficar com sede para tomar água. 

Evite as horas mais quentes do dia

É preciso evitar fazer exercícios nas horas mais quentes do dia. O recomendado é praticar atividades físicas do início da manhã até às 10 horas e depois das 16 horas. É preciso prestar atenção ao horário, pois, além de correr o risco de queimar a pele, seu corpo vai esquentar muito.  

Nosso corpo mantém uma temperatura interna ideal. Quando praticamos exercícios movimentamos nossos órgãos, como pulmão, coração, entre outros.

Para diminuir a temperatura acabamos suando. Porém, se o suor não der conta de equilibrar a temperatura interna, ela vai aumentar muito podendo causar choque térmico ou desmaios. 

Então, não se arrisque tentando praticar atividades físicas em horários muito quentes. Se exercitar é importante, mas também é necessário certos cuidados para não pôr em risco nossa saúde.