Ficar muito tempo sentado afeta a sua saúde: conheça 5 problemas que esse mal hábito pode causar.

Se a rotina está deixando você sedentário, saiba que é possível driblar a falta de tempo para se movimentar mais.

Trabalhar, dirigir, estudar ou ficar na frente da TV: o atual estilo de vida faz com que as pessoas passem muitas horas sentadas. Você sabia que esse hábito pode causar sérios males à saúde e até reduzir a sua expectativa de vida?

Para nós, da MetLife, a sua saúde é muito importante. Pensando nisso, enumeramos 5 problemas que você pode desenvolver por passar muitas horas na cadeira do escritório ou no sofá e como evitar que eles aconteçam.

1 - Dores na coluna

Quando passamos muito tempo sentados, a musculatura que ajuda a estabilizar a coluna, como os músculos do abdômen e da região lombar, fica mais relaxada. Isso aumenta a pressão sobre os discos da coluna e o resultado são as incômodas dores nas costas.

A pressão aumenta ainda mais quando a postura é incorreta. Uma dica é alternar as posições ao longo dia e tentar fazer pequenas caminhadas, mesmo no escritório. O uso de pequenas almofadas na região lombar também pode ajudar.

2 - Aumento de peso

Todo mundo sabe que o sedentarismo é um dos vilões do emagrecimento. Se você passa horas sentado, o seu corpo se movimenta muito pouco e, consequentemente, gasta poucas calorias.

Segundo especialistas, passar muito tempo sentado também deixa o metabolismo mais lento. O resultado pode ser indesejáveis quilos a mais e, em casos mais extremos, a obesidade. Se além de passar muito tempo sentado você consumir alimentos muito calóricos, como doces e frituras, o risco é ainda maior.

Para amenizar, evite beliscar enquanto estiver trabalhando ou assistindo TV, faça intervalos para as refeições e escolha alimentos saudáveis. E busque sempre se movimentar e realizar exercícios físicos que te proporcionem prazer.

3 - Problemas circulatórios

Quando estamos sentados, os vasos sanguíneos ficam comprimidos. Com isso o sangue não circula direito e a oxigenação dos órgãos fica comprometida, já que é o sangue o responsável por essa função no nosso organismo.

A má circulação também dificulta o transporte de nutrientes e de hormônios e pode provocar cansaço, fadiga e até problemas sérios como a trombose, que é a formação de coágulos nas veias. Para prevenir esses problemas, pratique atividades físicas e se programe para levantar e fazer breves caminhadas durante o dia.

4 - Diabetes

Você já sabe que ficar muito tempo sentado provoca aumento de peso. Além disso, quem fica horas nessa posição tem mais facilidade para acumular gordura no abdômen.

Segundo especialistas, esse processo favorece a produção de substâncias inflamatórias que podem afetar o pâncreas e causar um problema chamado resistência insulínica, que pode resultar diabetes. 

5 - Artrite e tendinite

Não é só a coluna que sofre quando você passa muito tempo sentado. Esse mau hábito também pode afetar as articulações. Os problemas são mais frequentes entre pessoas que trabalham na frente do computador e mantém as articulações flexionadas ou estendidas por muitas horas para mexer no mouse e digitar.

O esforço repetitivo provoca uma sobrecarga da cartilagem que reveste as articulações e a compressão dos nervos na região. Você já sentiu dores nos pulsos ou nos joelhos no fim de um longo dia de trabalho?

Caso sim, é importante ficar alerta. Se ficar sentado por longas for inevitável, a dica é que você procure amenizar os efeitos da rotina adotando uma postura correta. Faça alongamentos, se levante quando possível e participe de algum tipo de ginástica laboral durante o dia. Seu corpo vai agradecer!