Como cuidar melhor de sua saúde quando se está de home-office

Regule horários de saída, a qualidade da alimentação e mantenha rotina de exercícios físicos

As modalidades de trabalho remoto em home-office aumentaram muito recentemente em função da prática do isolamento social. Equipes inteiras, muitas vezes de forma rápida e não tão bem planejada, migraram para casa, cada um em seu espaço. Em um momento como esse, a vida doméstica acaba por sofrer mudanças também e, para alguns, a novidade deste formato de trabalho, traz desafios interessantes.

Nós da MetLife, sempre em busca de melhores informações para transformar a sua vida em uma jornada mais feliz e produtiva, lembramos de três pontos importantes na hora de trabalhar de casa e manter a saúde em dia. Vem com a gente!

A primeira coisa é lembrar que você tem hora para sair sim

Uma das primeiras dicas que podemos dar quando o assunto é qualidade de vida no home-office é aquela sobre equilíbrio. É muito comum nas primeiras semanas de trabalho remoto em casa, a jornada aumentar. Isso porque a produtividade acelerada, sem perda de tempo em trânsito, por exemplo, acaba reduzindo um pouco a noção de limites e horários.

Mas, uma jornada de trabalho feita no home-office ainda é uma jornada de trabalho. E, embora os horários possam ser mais flexíveis, eles precisam ter horário de início, meio e fim, para que não só a rotina de estabeleça nesse novo espaço, como você não se sinta pressionado a produzir mais e mais sem descanso. 

E como isso se traduz em decisões práticas? Comece do simples: crie alarmes para o término do expediente em seu celular ou computador. Se sua empresa utiliza algum sistema de ponto eletrônico, faça uso dele. A ideia é aproveitar as horas dedicadas ao trabalho para que você tenha mais tempo livre para descansar e curtir a família.

Outra dica importante é gerenciar bem reuniões remotas para os horários não coincidam com o término do expediente. Do contrário, caso a conversa se alongue, você pode acabar ficando online mais tempo do que planejou.

Alimentação deve ser observada com cuidado

O ponto anterior - de horas a mais trabalhadas sem motivo - acaba levando a outro: a queda da qualidade em sua alimentação. Acontece muito de ao iniciarmos o trabalho em home-office partirmos do princípio que vamos comer melhor uma vez que estamos em casa e não em restaurantes dos quais não conhecemos as regras de higiene. 

Mas, na prática, a lasanha e a pizza de microondas acabam tomando o lugar daquele super salada verde que você jurava que ia comer com gosto. Isso acontece, fundamentalmente, pela falta de tempo.

Mas com alguns truques, você consegue recuperar os bons hábitos de alimentação. A primeira delas: evite comidas prontas ou congeladas, fazendo compras semanais - pelo delivery mesmo - , de itens para as receitas que planejou para a semana. A alimentação preparada na hora, fresca, é mais gostosa de ser consumida e também preserva melhor os nutrientes.

Troque também doces por frutas da estação, de preferência orgânicas. Elas podem ser consumidas in natura ou com mel e grãos para incrementar. Assim, você evita o consumo exagerado de doces prontos.

Pratique exercícios físicos. Mesmo que seja dentro de casa

Trabalhar em casa abre oportunidades incríveis para outro ponto muito importante quando o assunto é saúde: a prática de exercícios físicos. 

Com mais tempo à disposição, você pode dedicar meia hora que seja a exercícios aeróbicos e localizados que podem ser feitos diretamente em sua sala ou varanda. Que tal baixar um app especial para ajudar você? Muitas marcas de artigos esportivos têm seus aplicativos dedicados à atividades variadas, inclusive exercícios indoor.

E mesmo se você não for muito fã do clima de academia, saiba que as atividades domésticas são um ótimo exercício também. Em tempos de isolamento social, quando empregados domésticos também estão em casa se protegendo, é uma ótima oportunidade para não só economizar na academia, como manter-se ativo. 

Gerenciar melhor o seu tempo, comer bem e praticar exercícios: taí uma combinação vencedora quando o assunto é manter a qualidade de vida trabalhando em casa!