Horas de sono: vamos resumir o que aprendemos até aqui?

As horas de sono podem variar muito de uma pessoa para outra e alguns fatores devem ser levados em consideração

Não podemos negar que ter uma boa noite de sono relaxante é uma delícia, além de fazer muito bem para nossa saúde física e mental. O sono é necessário para nos garantir mais disposição para trabalhar, estudar ou fazer exercícios.

Mas a grande questão para muitas pessoas é: qual é quantidade ideal de horas de sono por noite? Veja o que a MetLife abordou sobre esse polêmico assunto e tire suas dúvidas a respeito.

Não existe um número ideal de horas de sono

Primeiramente, você deve levar em consideração que cada indivíduo tem um metabolismo diferente e necessita de uma determinada quantidade de sono. Por isso, existem pessoas que precisam de dormir 8 ou 9 horas por noite para se sentirem totalmente descansadas.

Em contrapartida, existem indivíduos que dormem 6 horas por noite e se sentem da mesma maneira. Não é raro ver pessoas que dormem apenas 4 horas por noite e são extremamente saudáveis e bem dispostos. Dessa forma, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa.

A média é 7 horas de sono por noite

Segundo especialistas, para o corpo e a mente ficarem bem descansados para mais um dia de atividades, estabeleceu-se a média de 7 horas de sono por noite. Mas não se desespere se você dorme menos ou mais do que isso.

Vale ressaltar que esse número não é regra e é apenas uma média que foi resultante de anos de pesquisas e experiências com o sono humano. Não há nada de errado se você dorme 9 horas ou se com 6 horas de sono já está novo em folha.

O mais importante é não sentir sono durante o dia

O principal sinal de que você está dormindo pouco é observar como você se sente durante o dia. Se estiver bocejando a cada 5 minutos, pode ser que você tenha dormido uma quantidade insuficiente de horas.

Agora se você estiver se sentindo bem e, principalmente, sem sono, fique tranquilo que você dormiu o suficiente. Em suma, mais importante do que uma quantidade exata de horas de sono, é como você se sente durante o dia. Letargia constante no trabalho ou na faculdade e um típico sinal de que você precisa de um tempo maior de sono.

A qualidade do seu sono é que prevalece

De nada adianta ficar na cama por 8 ou 9 horas se você acorda várias vezes durante a noite ou tem um sono agitado. Um sono fragmentado ou inquieto não traz o descanso necessário para o corpo e para a mente. Por isso, a qualidade do seu sono é quem dita a regras.

É preferível 6 horas de sono ininterruptas, de qualidade e relaxantes, do que passar um tempo muito maior na cama e ainda levantar com sono. Preze por ter um sono com mais qualidade do que quantidade de horas. Nesse caso, os números nem sempre dizem muita coisa!

Dessa forma, procure dormir o suficiente para você se sentir bem disposto no dia seguinte, sem preocupar com o número de horas.