Dicas para conviver melhor em isolamento social

Empatia e conhecer o espaço do outro são um bom começo

Uma das mudanças recentes que mais afetou a relação entre as pessoas foi o isolamento social. De uma hora para outra, a gente que é ativo e estava acostumado com um ritmo acelerado dos dias (trabalho, escola, filhos, casa) se viu obrigado a um recolhimento.

E mesmo fazendo isso com quem a gente gosta, a convivência, às vezes não é das mais fáceis. Não existe um ser humano igual ao outro no mundo. E, vale lembrar, essa é a nossa maior força. Por isso, a MetLife, resolveu dar algumas dicas de como encarar essa justamente focando na força da diferença! Acompanhe!

Entenda o ritmo do outro durante o dia

Conviver é, antes de tudo, entender o outro. E isso passa por aceitar que cada um vive o dia de uma forma. Tem quem acorde muito cedo, já cheio de energia e planos para aquelas horas; tem quem comece mais lento e atinja o seu pico de produtividade logo após acordar e tem quem seja um "ser noturno" que começa a sua atividade só mesmo depois das 18h. 

Ou seja, somos variados em nossas qualidades e características. Por isso, uma primeira dica para passar melhor fases de isolamento social que atuais condições nos impõe é aceitar e aprender com o ritmo do outro durante o dia. 

Vale um pensamento aqui: mesmo com tanta diferença, reparou que nos exemplos acima, todos se encontram no meio da tarde com plena energia? Foque em achar esses momentos de encontro, então!

Criem coisas para fazer juntos para respeitar aquelas que vocês gostam de fazer separados

Ainda na carona dessa ideia de achar o tempo que vocês compartilham como o mais produtivo do dia, pense em atividades também que vocês curtam fazer juntos. 

Veja: isso pode ser até mesmo uma rotina da casa de forma a cumprir com as obrigações sem perder de vista um tempo para o bom humor e as piadas. Mais do que valorizar o tempo em conjunto, essa lição serve para nos lembrar que existem momentos em que também se deve valorizar aquilo que cada um tem de particularidade, aquilo que cada um gosta de fazer só.

Respeite os gostos de cada um

O sertanejo universitário e o heavy metal podem conviver. A novela e a série do streaming também. Doce e salgado. Churrasco e Lasanha. O importante em época de isolamento social é entender que o gosto de cada um precisa ter espaço. Desde que, claro, não represente no momento atual risco a saúde da família, certo? Uma boa dica é fazer uma lista juntos do que cada um dos integrantes que estão juntos curtem e ir separando momentos e espaço para cada um curtir o seu momento.

Com EMPATIA tudo fica mais fácil. Lembre-se sempre disso!