Janeiro Branco – Campanha da saúde mental

Cuidar da mente, é cuidar bem da vida!

O que é janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha como as demais de outros meses, como, Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. Tem como objetivo é chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma pessoa mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha chega ao seu sétimo ano no Brasil com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras. No primeiro caso, isso significa incentivar a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos.

Por que janeiro Branco?

Janeiro como o primeiro mês do ano, em termos simbólicos, tende a ser como um recomeço, uma nova vida, um novo ano, novos projetos. Geralmente as pessoas as pessoas estão mais propensas a pensarem assim.

A campanha faz alusão a uma “folha em branco, uma nova página, uma tela em branco a ser pintada”, convidando a todos a refletir, inspirar-se, escrever ou reescrever suas próprias metas e histórias.

O Ministério da Saúde reforça, em seu site, a importância de se ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, e dá algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida:

Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;

Viva intensamente seus momentos em família;

·        Pratique atividades físicas;

·        Mantenha uma alimentação saudável;

·        Reforce seus laços de amizade;

·        Não abra mão de boas noites de sono;

·        Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais.