Leite faz bem à saúde ou não?

Se você bebe leite, então veja abaixo se esse consumo faz bem ou não à sua saúde

O leite é a primeira refeição que nos habituamos. Isso acontece desde o nosso nascimento, já que é a primeira alimentação que recebemos, vindo diretamente da nossa mãe. Depois, passamos a beber outros tipos de leite, como o de vaca e de cabra.

O leite materno traz diversos benefício para a criança, mas e os demais, será que fazem bem ou não para a nossa saúde? Para responder essa dúvida, a Medilife resolveu mostrar abaixo algumas verdades e alguns mitos a respeito do assunto. Acompanhe!

Leite deve fazer parte da dieta diária?

O leite é considerado um dos alimentos com maior densidade nutricional. Ele possui nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, sendo um ótimo produto à base de cálcio. No entanto, ele também é de difícil digestão, podendo causar alguns problemas de saúde. 

Alguns especialistas afirmam que mesmo se tratando de um alimento rico nutricionalmente, ele pode ocasionar alguns distúrbios. Ele pode ser ainda pior para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína proveniente da bebida.

Mas para entender mais sobre os motivos do leite fazer mal para alguns organismo, é preciso avaliar a sua produção e estilo de vida da pessoa.

Por exemplo, para indivíduos que costumam tomar antibióticos, os medicamentos podem causar a destruição da flora intestinal, ocasionando intolerância à lactose ou alergias. Além disso, para quem tem maus hábitos alimentares, provocando a pressão intestinal também pode sofrer com os mesmos problemas.

Dessa forma, o perfil alimentar e estilo de vida interferem diretamente nos efeitos do leite ao organismo, já que a dieta pobre em nutrientes pode provocar rejeição ao leite. 

De acordo com alguns nutricionistas, o corpo humana não é projetado para o consumo de leite de animal. Isso porque ele tem enzimas que não são quebradas pelo organismo, sobrecarregando os rins e comprometendo a absorção do cálcio.

Os benefícios são maiores para crianças e adolescente (meninas até 15 anos e meninos até 18 anos). O que ocorre é que até essas idades o leite ajuda a ganhar mais massa óssea

Assim, os principais sintomas de distúrbios provocados pelo leite são:

  • desconforto intestinal, podendo ocasionar cólicas e diarreia; 

  • dores de cabeça;

  • mal-estar;

  • dores estomacais;

  • urticária; 

  • cólicas nos rins;

  • vômito;

  • sangue nas fezes.

Quando o leite pode fazer bem? 

Mesmo que haja muitos motivos e profissionais que afirmam que o leite não traga muitas vantagens, ainda assim há quem diga que existem ganhos no consumo da bebida. O cálcio encontrado no leite é mais concentrado, tendo em torno de 240 ml do mineral em um copo.

Para absorção adequada, o adulto deve consumir 1 mil ml de cálcio, ou seja, 4 copos de leite. Fazendo uma comparação, se você deseja consumir a mesma quantidade por meio de vegetais, será necessário comer cerca de 5 xícaras de couve por dia.

O leite é fonte de nutrientes, por isso, pode trazer vantagens, mas é preciso cuidados. Se você sente algum desconforto sempre que toma um pouco de leite, então procure por um médico.