Qual o limite de doce permitido para a saúde dos dentes?

Doces podem alegrar nossos dias, mas é preciso saber o quanto podemos consumir para manter a saúde bucal

No corre-corre do dia a dia é comum não darmos tanta importância para o que estamos comendo. Quando percebemos, a ansiedade e a falta de tempo podem fazer com que nosso consumo de doces seja maior do que o recomendado. Isso pode resultar no surgimento de cáries e, assim, atrapalhar a saúde e até o convívio social.

Nós da MetLife nos preocupamos muito com a sua saúde e bem-estar. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como cuidar melhor da saúde bucal para evitar o surgimento de cáries. Mas antes, vamos entender quais são as consequências dos doces em exagero para a saúde bucal.

Consequências dos doces para a saúde bucal

Basta entrar em um mercado, padaria ou loja de conveniência para vermos a enorme variedade de doces que temos à nossa disposição. E mesmo que você esteja em busca de um doce mais saudável, como uma barrinha de cereal, ao ler o rótulo verá que um dos principais ingredientes é o açúcar.

Não podemos negar que comer doces proporciona bem-estar. Mas a questão é que o consumo exagerado de doces, combinado com a falta de uma higiene bucal apropriada facilitam o surgimento de cáries e até doenças infecciosas e inflamatórias que podem acometer a gengiva, denominada como doença periodontal.

A cárie e a doença periodontal são causadas por bactérias diferentes que se alimentam do açúcar. Então, quando comemos algo doce e não escovamos os dentes, as bactérias presentes na boca começam a se alimentar do açúcar e a fabricar ácidos que provocam as doenças.

Quando comemos algo doce precisamos escovar os dentes em até 15 minutos. Já que, geralmente, depois desse período as bactérias entram em ação. Além disso, não é recomendado ingerir doces no período da noite, pois a saliva está com a proteção reduzida.

O ideal é restringir o consumo de doces para até 2 vezes ao dia, e consumi-los apenas após as principais refeições. Dessa forma, logo em seguida você pode escovar os seus dentes. 

Cuidados que se deve ter com a saúde bucal

Se você tem dúvidas sobre quais cuidados é preciso ter com a saúde bucal, confira abaixo algumas dicas que separamos:

Evite doces entre as refeições

Como comentamos, doces só devem ser consumidos após as duas refeições principais do dia. Portanto, evite eles entre as refeições, pois, normalmente, após essas beliscadas costumamos não escovar os dentes, tornando a nossa boca um ambiente propício para as bactérias agirem.

Consuma alimentos mais saudáveis

Tente substituir os doces por frutas, pois o açúcar delas é mais saudável para o nosso corpo e não se encontra em grande quantidade como nos doces industrializados. Assim, sua alimentação vai melhorar, nutrindo o corpo com vitaminas e açúcares bons, e seus dentes também ficarão mais saudáveis.

Mantenha uma boa higiene bucal

Após as refeições, sempre escove os dentes. Assim eles ficarão livres do açúcar e cáries. Além disso, procure usar o fio dental uma vez ao dia, de preferência à noite, pois mesmo após a escovação, alguns alimentos ficam presos entre os dentes. 

Vá ao dentista

Além dos cuidados em casa é preciso ir regularmente ao dentista para ele verificar a saúde da sua boca. Assim, é possível combater cáries que estão em sua fase inicial e manter a saúde bucal.

Evite comer muito doce e cuide de seus dentes, pois eles são essenciais para a sua digestão e para a sua autoestima. Aproveite e confira os planos odontológicos que nós da MetLife temos para oferecer. Eles contam com coberturas nas principais especialidades, para deixar seu sorriso sempre bonito e saudável.