Limpeza e manutenção de aparelhos ortodônticos na quarentena

Mesmo em casa, os cuidados devem permanecer. Veja como

Com o isolamento social muitos de nós diminuímos ou adiamos as idas à consultórios médicos e dentistas. E para quem usa aparelhos ortodônticos e está em meio ao tratamento, não foi diferente.

Mesmo em casa, alguns cuidados são fundamentais e, por isso, separamos dicas para você seguir cuidando do seu sorriso e do seu aparelho em casa.

Use o delivery a seu favor

Dentro da realidade de cada um, é muito importante ficar em casa e diminuir ao máximo qualquer risco ou exposição desnecessária. Por isso, os serviços de delivery são importantes aliados. 

Vale para as compras do mês, mas também para qualquer item relacionado ao cuidado com o seu sorriso e seu aparelho. 

Além disso, comprando online você tem acesso a preços melhores e pode procurar com mais calma, garantindo assim alguma economia. Outra vantagem ainda é que, como hastes de limpeza e demais itens de higienização do seu aparelho têm extensa validade, pode ser uma boa procurar por promoções e kits para garantir alguns meses de produtos! 

Mantenha os aparelhos limpos para evitar infecções

Por estarmos mais tempo em casa, é natural fazermos mais lanchinhos entre as refeições. E isso significa que a manutenção e limpeza dos aparelhos também deve aumentar. 
 
Sua saúde bucal é a segurança contra uma série de doenças. Por isso, manter a rotina de limpeza é mais um passo para se proteger. Dentre os cuidados gerais, fique atento a:

  •  Os aparelhos móveis devem ser tirados para alimentação (salvo se a orientação do dentista for se alimentar com o aparelho).

  •  Se possível, escove o dente antes de colocar o aparelho móvel.

  • Higienize o aparelho de acordo com orientação de seu dentista. 

Visitas ao dentista

Se for necessária uma visita para a realização de sua manutenção periódica, certifique-se de que o dentista segue todas as orientações da OMS para a sua proteção e a dele. Assim vocês podem seguir com o tratamento, de forma segura.

As regras incluem o uso de máscaras e proteção de acrílico, utilização de proteção nos pés, oferecimento de álcool em gel para a desinfecção antes de sentar-se à cadeira e a própria proteção da cadeira para os procedimentos.

Se for uma consulta não emergencial, verifique se o dentista está atendendo normalmente e agende seu horário.  

Caso você tenha febre no dia da consulta, avise ao dentista e desmarque a sua consulta.

Com cuidado, planejamento e bons profissionais, seu aparelho dental seguirá como uma excelente solução para garantir o seu sorriso!