Limpeza de mamadeiras: tudo que você precisa saber

Alguns cuidados básicos de limpeza devem ser tomados com a mamadeira do seu pequeno

Vivemos em um mundo em que todos nós precisamos cuidar da saúde para termos mais disposição no dia a dia. Os bebês, em especial, são bem mais suscetíveis a doenças, principalmente aquelas causadas por uma higiene ineficiente. Você sabia que existem algumas maneiras simples de limpar a mamadeira do seu filho? Pode até não parecer, mas a mamadeira pode acumular germes e bactérias nocivas à saúde. 

Nós da MetLife trabalhamos para que você e sua família tenham vida plena, produtiva e próspera, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber como fazer uma boa limpeza na mamadeira do seu pimpolho e deixá-la livre de todo tipo de sujeira e resíduos. 

Água quente, detergente e escova própria

Para uma limpeza mais efetiva na mamadeira, especialmente no bico de silicone e na chupeta do bebê, você pode usar água quente, detergente e uma escova própria para esse fim. Vale lembrar que a escova precisa chegar até o fundo da mamadeira para remover os resíduos visíveis. 

Você deve esterilizar a mamadeira com água fervente para matar os germes que causam mau cheiro. Depois disso, as peças podem ficar de molho numa bacia durante 1 hora com água, 20 ml de água sanitária e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 

Após esse processo, você deve lavar todo o conjunto com água limpa corrente para remover a cor amarelada da mamadeira e da chupeta, deixando tudo bem limpo e transparente novamente. Veja 3 formas práticas de se fazer a limpeza de mamadeiras:

Na panela de água fervente

Você deve colocar a mamadeira, o bico de silicone e a chupeta numa panela com água e levá-la ao fogo para ferver. Deixe por cerca de 10 minutos, retire as peças e coloque-as para secar naturalmente em cima de uma folha de papel de cozinha.  

No micro-ondas

Pode-se usar o forno micro-ondas para limpar profundamente a mamadeira do seu filho. Coloque tudo dentro de uma tigela de vidro com água e deixe ferver por cerca de 6 a 8 minutos. Depois, retire as peças e deixe-as secar naturalmente. 

No esterilizador elétrico

Se preferir usar um esterilizador elétrico, você deve seguir as instruções do manual do produto. Em geral, o procedimento dura cerca de 8 minutos e o aparelho traz a vantagem de desgastar menos os objetos, prolongando sua vida útil. Após o processo, deixe as peças secarem com a ajuda do próprio esterilizador. 

Com que frequência se deve fazer a limpeza da mamadeira?

A esterilização da mamadeira deve ser feita sempre antes de usar pela primeira vez. Depois disso, deve-se fazer a higienização 1 vez ao dia até o primeiro ano de vida.  

Vale lembrar que sempre que a mamadeira cair no chão ou entrar em contato com superfícies sujas, ela também deve ser esterilizada. Para se ter mais praticidade, o ideal é que você tenha de 2 a 3 mamadeiras iguais. 

O mais recomendado é não limpar a mamadeira apenas 1 vez por mês ou 1 vez por semana, pois podem ficar vestígios de leite e saliva que promovem a proliferação de micro-organismos, causando doenças ao bebê.  

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.