Low carb, dieta volumétrica e crossfit: Entenda essas e outras tendências com foco em perda de peso

A perda de peso pode estar atrelada a diferentes estratégias. Conheça algumas delas e confira as nossas dicas

Com os dias cada vez mais corridos, tem sido cada vez mais comum nos alimentarmos de forma pouco balanceada. Aliado ao sedentarismo, outro fator bastante comum em nossas vidas, acabamos engordando sem ao menos perceber.

Nós da MetLife nos preocupamos com a sua saúde e qualidade de vida e sabemos que optar por uma dieta sem orientação profissional é algo comum para muitas pessoas. Se você está buscando formas para ter um estilo de vida mais saudável e perder peso, entenda algumas tendências e marque uma conversa com um nutricionista. Conhecendo essas estratégias, sua conversa poderá ser muito mais produtiva.

Dieta com pouco carboidrato

A famosa dieta com baixa ingestão de carboidratos (Low Carb) vem ganhando cada vez mais relevância por conta dos seus resultados positivos na diminuição da gordura corporal. Isso acontece porque, ao ingerir menos carboidrato, a quantidade de insulina produzida pelo corpo reduz. Como a fonte de energia para o corpo se manter em funcionamento diminuiu ele começa a usar a gordura armazenada, levando à perda de peso.

Neste tipo de dieta, os carboidratos (pão, massa, arroz, batata) são reduzidos ao máximo possível, priorizando carnes, peixes, aves e ovos, além de muita verdura.

Porém, é importante ter em mente que a diminuição do consumo de carboidratos pode gerar efeitos colaterais, como fadiga, náuseas e dores de cabeça. Por isso, é fundamental que seu nutricionista entenda seus hábitos atuais de alimentação, além da composição corporal, para avaliar se a dieta low carb pode ser uma boa opção para seus objetivos.

Dieta volumétrica

A dieta volumétrica tem como base o princípio de consumir alimentos com poucas calorias e que promovam a saciedade. Dessa forma, os alimentos são divididos em quatro categorias que se diferenciam pela quantidade de calorias (desde os de baixíssima caloria aos de alta caloria).

Sendo assim, há uma avaliação de quais alimentos podem ser consumidos em abundância, aqueles que precisam ser consumidos de forma moderada e os que devem ser evitados.

Crossfit

O Crossfit, junto com outros programas de condicionamento de força e de alta densidade se tornaram muito populares nos últimos anos. Suas aulas consistem em exercícios de peso corporal, aeróbicos e de levantamento de peso.

Os exercícios tendem a serem curtos, mas de alta densidade, proporcionando o aumento da massa muscular e a queima de muitas calorias.

Por sua alta intensidade e impacto, é muito importante que você busque uma orientação profissional para entender se o crossfit pode ser uma boa opção para você e qual deve ser sua sequência ideal de exercícios.

Dicas poderosas para emagrecer

Mais do que seguir uma dieta ou praticar um exercício que está na moda, você precisa ter em mente que perder peso é uma consequência da adoção de uma vida mais saudável, focada no bem estar do corpo e da mente. Por isso, algumas dicas são valiosas para você levar para o resto de sua vida:

● Coma devagar e mastigue os alimentos com atenção. Isso faz com que seu cérebro tenha tempo para identificar a saciedade e você evita exageros;

● As proteínas magras, como peixes, ovos, ervilhas e grão de bico, além de benéficas para seu corpo, podem te deixar saciado por mais tempo;

● Beba água! Muitas vezes achamos que estamos com fome, mas, na realidade, é sede. Um corpo hidratado funciona melhor;

● Descubra qual exercício deixa você feliz e pratique. Isso fará com que você não tenha preguiça, mas sim prazer ao se exercitar.

Uma alimentação adequada e a prática de exercícios são fundamentais para você garantir mais saúde para seu corpo e sua alma. Fique atento aos seus hábitos e se reeduque aos poucos. Esse processo trará benefícios para o resto de sua vida.