Mãe depois dos 40: Entenda os cuidados necessários para uma gravidez tranquila

Considerada de risco, gravidez após os 40 pede atenção redobrada

Dá para dizer, sem medo, que as constantes mudanças da vida moderna em conjunto com a vontade de aproveitar as oportunidades que o dia a dia contemporâneo oferece são elementos que influenciam bastante a decisão de começar uma família, não é verdade?

Assim, atualmente, é muito comum ver mulheres optando por ter filhos depois dos 40, seja para aproveitar o desenvolvimento da carreira ou investir o tempo em outros segmentos da vida. No entanto, partir para a maternidade nesse ponto da vida requer alguns cuidados específicos para que a gestação aconteça da melhor forma.

Com essa necessidade em destaque, a equipe MetLife elencou uma série de cuidados essenciais que precisam fazer parte da rotina da futura mamãe durante essa nova jornada. Vem com a gente!

Gravidez depois dos 40: Atenção e cuidado redobrados

Ao definir que a maternidade irá acontecer a partir dos 40 é importante ter em mente alguns dados médicos.

De entrada, os médicos costumam informar que a probabilidade de engravidar a partir dos 30 anos cai exponencialmente a cada cinco anos.

Até os 30 a chance de engravidar a cada ciclo menstrual é de 50%, dentro da janela dos cinco anos seguintes, o percentual cai para 30%, atingindo a média mais baixa a partir dos 43 anos, com a chance sendo inferior a 1%.

A boa saúde da mãe é essencial

Antes de tomar essa decisão, é importante que um médico ginecologista seja consultado para que uma avaliação minuciosa da saúde da mãe seja realizada. Níveis hormonais, preparo físico e adequação alimentar se tornam elementos importantes para viabilizar uma gestação tranquila.

Pré-natal diferenciado para garantir cuidados específicos

Com um processo de gravidez mais arriscado, é necessário que as consultas de pré-natal aconteçam de forma mais constante e, de preferência, com um time especializado em gravidez de risco.

Isso acontece, pois a equipe está mais preparada para entender pequenas mudanças no quadro gestacional e também para agir de forma mais assertiva quando necessário.

Mantenha ou inicie uma rotina de atividades físicas

Evitar o sedentarismo durante a gravidez é uma estratégia importante. Isso é necessário não só como uma maneira de melhorar o condicionamento físico, mas também para auxiliar na prevenção de doenças durante o período gestacional.

As vantagens de uma gravidez depois dos 40

Apesar dos desafios físicos, optar por uma gravidez tardia, de acordo com especialistas, é uma forma de aproveitar melhor essa fase da vida e também os desdobramentos dessa escolha.

A experiência dos anos de vida e do conhecimento sobre a temática, diminui o caráter impulsivo e puramente biológico de ser mãe, tornando a opção mais assertiva, já que grande parte dos desafios ligados a carreira, escolhas profissionais e realizações já estão em um patamar mais estável.

Assim, com todo esse panorama compondo o cenário de ser mãe após os 40, é importante contar com ferramentas de cuidado e atenção desenvolvidos por uma equipe preocupada em oferecer sempre o melhor.

A MetLife - por meio dos diversos planos que oferece - é uma boa escolha para quem está em busca de atenção especial, não só no momento da gravidez, mas em todas as fases da vida.