Malhar de madrugada pode ser uma boa opção?

Os dias corridos podem fazer com que tenhamos que ajustar os horários de nossas atividades. Mas será que isso é bom para nossa saúde?

Com o dia a dia mais corrido, é comum que falte tempo para fazer a quantidade de coisas que queremos e precisamos fazer. Uma dessas atividades é a academia. Afinal, é preciso praticar atividade física regularmente para manter o corpo saudável.

Essa falta de tempo, aliada com a vontade das pessoas de malharem levou algumas academias a ficarem abertas durante a madrugada. 

Nós da MetLife queremos sempre o melhor para a sua saúde. Por isso, estamos aqui para ajudar você a avaliar se malhar de madrugada é uma boa opção ou não.

É bom malhar de madrugada?

Pesquisas ainda não comprovaram se fazer exercícios físicos de madrugada faz bem ou não à saúde. O que se pode dizer é que, por conta da produção de hormônios pelo corpo, alguns horários tendem a ser melhores que outros.

Nosso corpo tem seu próprio ciclo, em que, em determinadas horas do dia há maior liberação de alguns hormônios e diminuição de outras funções. Isso está ligado ao nosso horário de dormir. O ideal é que adultos durmam entre 7 a 8 horas por dia, sendo que isso aconteça no período da noite, permanecendo acordados durante o dia.

Considerando o ciclo biológico e o horário mais adequado para dormir, o melhor momento para malhar seria no início da manhã ou final da tarde. 

Quais cuidados deve ter quem malha de madrugada?

As pessoas que não têm tempo durante o dia e só resta a noite para malhar precisam tomar certos cuidados para que sua saúde se mantenha bem. Entre os cuidados, destacamos não diminuir a quantidade de tempo dedicada ao sono.

Se você já costumava dormir oito horas por dia e começou a fazer academia, não diminua seu tempo de sono. Ao invés disso, tente ajustar sua rotina e levantar um pouco mais tarde, se for possível. O sono é restaurador, tanto física como mentalmente. Quando dormimos poucas horas por dia, começamos a ficar mais cansados, perder a memória e, com o passar do tempo, a saúde é afetada.

Outro cuidado a ser tomado é fazer um treino mais curto para não atrapalhar o fluxo do sono. Assim, mantém-se um treino com os mesmos exercícios que seriam feitos durante o dia, mas não tão extenso para não encurtar seu tempo de descanso.

Por último, escolha uma academia mais próxima da sua casa. Assim, você não gasta muito tempo no deslocamento até ela, fazendo com que a ida e volta, tomem pouco tempo do seu dia. Sem contar que, isso também auxilia na sua segurança.

Sendo assim, para quem não tem tempo de fazer atividades físicas durante o dia, pode fazer quando chega do trabalho à noite ou de madrugada. Porém, sem prejudicar a quantidade de horas de sono por noite.